seg, 3 de fevereiro de 2025

Variedades Digital | 01 e 02.02.25

Secretário de Trânsito de Livramento é afastado após decisão judicial e operação da Polícia Federal

Segundo a investigação, José Serpa passava informações privilegiadas ao seu filho para a prática de evasão de divisas, câmbio ilegal e lavagem de dinheiro

A 11ª Vara Criminal da Justiça Federal, de Porto Alegre, deferiu o afastamento do secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, José Serpa, na manhã dessa sexta-feira (10). Serpa é suspeito de fornecer dados sigilosos de órgãos da segurança pública ao filho, investigado por lavagem de dinheiro e crimes financeiros. A Operação Patris Arcanum, que em latim, significa “o segredo do pai”, teve como alvo a Secretaria de Trânsito e o titular da pasta, com mandado de busca e apreensão.
A ação tem vinculação com a deflagração da Operação Massari ocorrida no dia 1º de dezembro. A partir das buscas e diligências realizadas na última semana, identificou-se que Serpa contatava regularmente seu filho passando-lhe dados confidenciais.
A prática mostrou-se de singular gravidade, visto que a função ocupada pelo investigado possibilitava o acesso a sistemas de registros e de cadastros de veículos e pessoas. Inclusive, foi constatado que o secretário forneceu dados de viatura da Polícia Federal ao seu filho, utilizando-se dos sistemas cadastrais que mantinha acesso.

Secretário José Serpa

Tudo indica que Serpa passava a seu filho elementos sobre eventuais ações conjuntas que contavam com o apoio de servidores do Município. Foi identificado, por exemplo, que ele informava sobre a realização de blitz e de ações integradas com órgãos de segurança. O filho do secretário utilizava essas informações sensíveis como estratégia de contrainteligência, notadamente porque uma das práticas pelas quais está sendo investigado envolve justamente o transporte de grande quantidade de dinheiro sem origem comprovada. O objetivo da ação de hoje foi coletar elementos que exponham o grau de envolvimento do agente público com as práticas criminosas de seu filho.

EXECUTIVO

Ao Jornal A Plateia, o procurador-geral do município, Felipe Vaz, disse que a prefeita Ana Tarouco (DEM), cumpriu afastamento do secretário de maneira imediata. Além disso, Felipe destacou que o caso se trata de um assunto pessoal do acusado, portanto, a municipalidade não possui todas as informações. “A atuação da Prefeitura foi dar cumprimento àquilo que lhe competia”, explicou.
O procurador ainda frisou que o secretário prontamente procurou a prefeita, assim que a Justiça Federal expediu a ordem de afastamento para prestar esclarecimentos do que havia acontecido no Curralão, sede da Secretaria de Trânsito. Mais cedo, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na sede da pasta.

CONTRAPONTO

A Plateia tentou contatar o secretário José Serpa, mas ele não atendeu as ligações.

Secretaria da Fazenda (Foto: Yuri Cardoso/AP)

Secretaria da Fazenda divulga sorteados no programa Nota Fiscal Gaúcha e Nota Fiscal Santanense

O Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) é uma iniciativa do Estado do Rio Grande do Sul que incentiva a emissão de notas fiscais e a inclusão do CPF nos documentos. O objetivo é aumentar a arrecadação, fomentar a cidadania fiscal e a concorrência leal. O NFG oferece vantagens aos participantes, como: prêmios em dinheiro, repasses para entidades sociais indicadas pelos

Resumo de segunda-feira – 03/02/2025

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   Valor Econômico – Governo negocia Orçamento e medidas de Haddad com nova cúpula do Congresso   FOLHA DE S.PAULO – Gás demanda R$ 140 bi em investimentos e atrai grupos de capital privado   O GLOBO – Trump fala em ‘dor’ por tarifaço e deflagra guerra comercial   O

A tarefa do movimento Uniopcionalista

Ao falar de religião, não é possível fugir dos termos bíblicos, e é por isso que para falar de Uniopcionalismo, é necessário utilizar tal terminologia. O Uniopcionalismo é um movimento religioso de tipo evangélico, porém totalmente oposto a todos os movimentos religiosos famosos conhecidos, não acreditando na salvação de ninguém que pertença a eles, pois esses movimentos afirmam que a