qua, 22 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.01.25

Operação Tríade da Polícia Civil investiga tráfico comandado de dentro de penitenciárias

A Polícia Civil de Sant’Ana do Livramento desencadeou, na manhã desta quinta-feira (9), a Operação Tríade, contra o tráfico de drogas no munícipio. Três pessoas foram presas preventivamente, armas e munições apreendidas. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão no munícipio, também nas penitenciárias de Caxias do Sul, Santa Maria, Charqueadas, onde estão presos membros de uma organização criminosa que estaria envolvida com o tráfico na Fronteira. “Nesta operação de hoje, foram presas preventivamente duas pessoas, umas delas é o líder de uma organização criminosa que já cumpre pena e que coordena as ações nos locais onde nós fomos atuar. Também foi feita a prisão preventiva da companheira desse individuo”, disse a delegada Giovana Muller que coordenou a Operação.
Ainda durante as diligências, na manhã de hoje, foi preso em flagrante um terceiro indivíduo por porte ilegal de arma de fogo. “No momento da prisão, nós apreendemos uma espingarda calibre 22 e munições de diversos calibres. Essa pessoa é suspeita de auxiliar a organização atuando na guarda de armas, munições e drogas”, disse a Delegada.

Segundo a delegada da Polícia Civil Giovana Muller a operação contou com a presença de 35 policiais.

A operação contou com o apoio de 35 policiais civis, que é composta pelas cidades de Rosário do Sul, Quaraí, Cacequi e Sant’Ana do Livramento e com o apoio da Brigada Militar por meio do Canil do 2ºRPMON.

Investigação

Ainda conforme a Delegada, a operação se baseou em dados e informações decorrentes de outras ações, como prisões por tráfico e apreensões de objetos dentro da penitenciária de Livramento. “Com a apreensão dos telefones no interior da penitenciária, nós conseguimos identificar diversos outros indivíduos que fazem parte desta organização criminosa. A base toda é o tráfico, está bem demostrado, inclusive, nas provas que nós temos a quantidade e as espécies de drogas que circulam aqui na cidade. Temos elementos e todos eles serão indiciados”, destacou.

Operação

A operação desta quinta-feira foi batizada de “Tríade”, pois a investigação apurou que seus principais líderes são detentos do sistema prisional gaúcho.

Foto – Marcelo Pinto