qua, 8 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.01.25

“Dinheiro pela Janela” – Operação da PF apreende 159 mil reais e armas em Livramento

Na manhã desta quarta-feira (1º/12), a Polícia Federal deflagrou a Operação Massari, para desarticular grupo especializado nas práticas de evasão de divisas, câmbio ilegal e lavagem de dinheiro. Cerca de 40 policiais federais cumpriram 10 mandados de busca e apreensão em Santana do Livramento e 01 na cidade de São Paulo, além de executar o bloqueio de contas bancárias e a indisponibilização de veículos.

Segundo o balanço divulgado pela Polícia Federal na manhã de hoje a até a publicação desta matéria, a operação havia apreendido a quantia de 78 mil dólares em São Paulo (valor em reais ainda não contabilizado), já que em Sant’Ana do Livramento na fronteira da paz foram localizados 159 mil reais  e  66 mil pesos uruguaios. Além do dinheiro, foram apreendidas três armas de fogo na casa de um dos investigados. Durante as diligencias em Livramento um homem tentou se livrar do dinheiro atirando as cédulas pela janela quando avistou os agentes chegando no local. A quantia foi recuperada pela Polícia Federal.

 

A investigação

A organização criminosa investigada é radicada na fronteira do Brasil (Santana do Livramento) com o Uruguai (Rivera) e responsável por intensa atividade no mercado financeiro paralelo. O grupo mantém ramificações no Estado de São Paulo e no litoral de Santa Catarina para executar o fluxo de dinheiro ilícito dessas regiões para a fronteira sul do Brasil e posteriormente para o Uruguai, China, Argentina e Chile.

Ao menos 13,5 milhões de reais em valores suspeitos foram movimentados por intermédio de contas bancárias vinculadas aos investigados (pessoais e de terceiros), nos últimos três anos. Porém, estima-se que a movimentação financeira paralela seja muito superior, visto que a maior parte das operações se dá através de dinheiro em espécie.

A investigação teve início a partir de uma apreensão de 33 mil dólares e 285 mil reais pela Polícia Federal, trazidos de São Paulo por um dos investigados, em março de 2021. Estima-se que cada um dos membros do grupo é capaz de movimentar entre 50 mil e 100 mil reais em dinheiro vivo, a cada semana.

A Polícia Federal vem intensificando o combate a crimes contra o Sistema Financeiro Nacional nas fronteiras com o Uruguai e com a Argentina. Em 2021, somente em Santana do Livramento, foram sete operações deflagradas para apurar a evasão de divisas na região. A alta demanda por dinheiro clandestino se vincula, invariavelmente, à prática de outros crimes como o contrabando, tráfico de drogas, armas e corrupção. A atuação face de operadores do mercado paralelo de câmbio é estratégica para atingir o fluxo financeiro de grandes organizações criminosas.

O termo Massari é comumente utilizado pelos investigados para tratar de transações com dinheiro em espécie.

Fonte – Polícia Federal

Resultados do Projeto Cívica 2024 são divulgados pelo Grupo de Trabalho e TCE’S

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) em conjunto com o Grupo de Trabalho Participação Cidadã e os Tribunais de Contas do Estado apresentaram a cartilha sobre os resultados do Projeto Rede Cívica. O projeto Rede Cívica objetiva a criar um modelo colaborativo para acompanhamento contínuo dos recursos destinados às políticas públicas no Brasil, com a inclusão da participação cidadã.