qua, 22 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.01.25

Superintende do Incra e diretor técnico do Senar participam de encontro na Rural de Livramento

Desenvolver a cadeia produtiva da ovinocultura e fortalecer o segmento primário, esse foi o tema principal de um encontro realizado nesta segunda-feira (29) em Sant’Ana do Livramento. A reunião organizada pelo Sindicato Rural contou com a presença do superintende regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Gilmar Tietbohl, e do diretor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), Cláudio Rocha, que foram recebidos pelo presidente da Rural, Luiz Carlos D’Auria Nunes e pelo vice-presidente da entidade Jair Menezes, além de membros da diretora da entidade, representantes do Executivo e Legislativo e produtores rurais.
O encontro que aconteceu no centro de eventos do Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho contou com a presença do vice-prefeito Evandro Gutebier (Republicanos), do secretário de agricultura Roberto Braz, representantes da Emater, da Inspetoria de Defesa Agropecuária, da Intendência Departamental de Rivera, da Coofitec, e do Sicoob Cooperativa. Na oportunidade, foi apresentado aos participantes pelo vice-presidente da Rural, Jair Menezes o projeto para a criação do Programa Santanense da Ovinocultura que irá congregar tanto os produtores de ovinos como todos os atores pertencentes a esta cadeia produtiva estabelecidos em quatro pilares; produção de carne, produção de lã, produção de pele e ovinocultura de leite.

Superintende regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) Gilmar Tietbohl

Em sua fala, o superintende regional do Incra classificou a iniciativa como positiva, destacando que a cadeia produtiva já está estabelecida no munícipio conforme o relato dos participantes e que faltam pequenos ajustes que podem auxiliar o fechamento de todos os elos que ainda estão indefinidos. “Essa reunião foi muito importante ela revelou que Livramento tem todas as ferramentas para montar uma forte cadeia da ovinocultura. Só faltam pequenos ajustes. Isso virá em benefício de todos os envolvidos. É interessante para o Incra que isso aconteça para que os assentados possam diversificar a sua atividade produtiva. E a ovinocultura é uma excelente alternativa para a pequena propriedade, como é o caso dos assentados. Então o Incra tem todo o interesse que esse projeto se desenvolva e de certo para gerar desenvolvimento neste município”, afirmou Gilmar Tietbohl.

Diretor técnico do Senar, Cláudio Rocha

Já o diretor técnico do Senar, Cláudio Rocha, comenta sobre a importância que a instituição tem e pode contribuir com a cadeia produtiva na formação de mão de obra e profissionalização do homem do campo. “O Senar apoia todas as boas iniciativas. Aqui nós vimos uma reunião de pessoas e entidades se organizando em prol do desenvolvimento do município e da região. E nós não podemos ficar de fora. Então, o Senar vai participar sempre que solicitado, capacitando os produtores rurais e isto nós fazemos há 28 anos desde a nossa criação. Somos grandes parceiros, aqui em Sant’Ana do Livramento, por exemplo, nós disponibilizamos cerca de 50 cursos gratuitos por ano em parceria com o Sindicato Rural e isso é muito relevante. São cursos de diversas áreas que vão do artesanato até a regulagem de máquinas. E agora mais recentemente estamos com a oferta de assistência técnica e gerencial aos produtores. Então no que depender de nós, estaremos contribuindo com essa boa iniciativa de fortalecimento da cadeia da ovinocultura”, destaca.

Gilmar em visitação ao Quarentenário juntamente com o vice-presidente do Sindicato Rural, Jair Menezes e o Secretário de Agricultura Roberto Braz. – Foto – Matias Moura/AP

Além do encontro na Rural, fez parte do cronograma de atividades uma visitação a importantes regiões do município, como o tambo localizado no Terroá da Vigia, especializado na produção de queijo a base de leite de ovino. Visitação ao parque industrial da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Fiação e Tecelagem (Coofitec), que atualmente se encontra na antiga planta frigorifica do bairro Armour.
A visita encerrou na área do antigo Quarentenário, zona rural do município onde o Sindicato Rural e a Prefeitura estão pleiteando a instalação de um Centro Tecnológico em ovinocultura. “Nós estamos muito satisfeitos com tudo que vimos e, sobre essa área do quarentenário, estaremos entrando em contato com Brasília, ainda está semana para dar início aos trâmites necessários para que se possa repassar essa estrutura que é federal, para o munícipio”, disse o superintende regional do Incra, Gilmar Tietbohl.