Neste domingo (21), mais de três milhões de estudantes irão realizar a primeira etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. Em Sant’Ana do Livramento, 1.090 estudantes se inscreveram para realizar a prova. A segunda etapa será aplicada no próximo domingo (28). Os portões abrirão ao meio-dia, horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Para fazer as provas, é necessário utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida.
Um dos estudantes que está se preparando para realizar a prova é o Rodrigo Fagundes da Rosa, de 20 anos, que diz acreditar que o Enem é “o principal canal para ingressar em uma instituição Federal”. Rodrigo deseja cursar medicina e contou que gosta do estilo da prova e que as expectativas são boas, “mas gera ansiedade devido à importância da prova para os meus planos”.
Outro exemplo, é a estudante do Colégio Santa Tereza de Jesus, Gabriela da Luz Linhares, de 18 anos, que irá fazer o Enem com o mesmo objetivo de entrar na faculdade pública para atuar na área da saúde, em enfermagem ou fisioterapia.
Gabriela explicou que sua expectativa para a prova domingo “é alta por toda a pressão e planejamento durante o ano”, entretanto, destacou sua preocupação com algumas mudanças ocorridas. “Ainda bate certo receio pelas mudanças que ocorreram nos últimos dias em relação ao INEP e as atitudes impulsivas do atual presidente, que podem afetar significativamente o desempenho dos jovens”, disse.
Após a repercussão da declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que “o Enem terá a cara do governo”, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou esta semana, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 terá, sim, a cara do governo, como dito pelo presidente Jair Bolsonaro. Ribeiro detalhou o que isso significaria: “No sentido de competência, honestidade e seriedade. Essa é a cara do governo. Não temos nenhum ministro preso, nenhum caso de corrupção. Isso é importante”, disse Ribeiro.
Yuri Cardoso
[email protected]