qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Primeira Escola Cívico-Militar é inaugurada em Sant’Ana do Livramento

Foi inaugurada, nessa sexta-feira (12), na Escola Municipal João Souto Duarte, o primeiro educandário integrante do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares em Sant’Ana do Livramento. A solenidade de inauguração da escola contou com a presença de autoridades do município e do autor da lei que cria escolas no modelo cívico-militar no estado, deputado estadual tenente-coronel Luciano Zucco (PSL), que pontuou que a implantação não é a solução do problema da educação, mas é o início para melhorar a infraestrutura das escolas. “Temos que valorizar os professores, melhorar a infraestrutura das escolas, mas esse é o início. Já estamos com 39 municípios que aderiram ao modelo cívico-militar e esperamos que Sant’Ana do Livramento não só entenda a importância, como possamos aumentar para duas, três escolas”, destacou o deputado Zucco, explicando que os gastos relacionados com os monitores serão custeados pelo governo federal e com parcerias de empresas privadas, como supermercados e lojas.
A prefeita Ana Tarouco (DEM) destacou que a inauguração é um marco para a cidade, após longos meses de trabalho da Secretaria Municipal de Educação nos últimos meses. Questionada sobre o investimento feito pelo executivo para que a implantação do modelo ocorresse, a prefeita frisou que este é mínimo “diante dos benefícios que vem com a cívico-militar”, que já são narradas pelos professores e administradores do educandário.
“Há relatos da melhoria e do crescimento dos alunos que fazem parte do programa. Então, esse é um grande retorno para a sociedade, que já é imediato e com certeza será de médio e longo prazo. Não se faz educação sem investimento. Hoje é um marco para a cidade”, destacou Ana Tarouco.
De acordo com a prefeita, já há pedidos de outras escolas para receber o programa, mas é necessário ainda uma avaliação, tendo em vista que existe um aporte financeiro que o município deve fazer e a abertura de edital pelo governo estadual e federal, não existindo neste momento.
De acordo com a diretora da escola, Fátima da Rosa Pires, a comunidade escolar recebeu de forma positiva o projeto. “É com imensa alegria que a escola recebe este projeto, que só tem a acrescentar no dia a dia de nossos alunos, que hoje estão mais tranquilos, aplicados, dedicados e estudiosos. Eles entram na escola às 7h45 e saem às 16h, sempre brincando, estudando e cumprindo com suas obrigações. A comunidade aceitou de braços abertos, visto o trabalho de hoje, com a certeza de que no ano de 2022 haverá muita procura pelo nosso educandário. Espero que outras escolas possam ter a oportunidade que nós tivemos de implantar esse programa”, destacou a diretora.
Atualmente, a escola atende 165 alunos divididos entre as turmas do Jardim A ao 9º ano, nos turnos manhã e tarde, estando em turno integral as turmas do 5º ao 9º. Após meses de organização para a implantação da escola, para a secretária de Educação, Sandra Pontes, é um momento de alegria em ver o retorno positivo da comunidade escolar. “Aqui estamos resgatando valores e princípios, já conversamos com vários pais que demonstram estar extremamente satisfeitos. Nós tivemos empresários que por si só vieram aqui, olharam a escola, gostaram e se puseram à disposição para poder ajudar no ramo em que trabalham”, ressaltou a secretária Sandra Pontes, enfatizando que há parcerias com as empresas privadas que irão colaborar com a escola.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) é um conceito de gestão compartilhada nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio de militares. Os militares desempenham tarefas de apoio enquanto os professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

Em ação inédita, Feirão Limpa Nome disponibiliza telefone gratuito para negociação de dívidas

Consumidores de todo o país podem ligar para o número 0800 591 5161 e pagar suas contas atrasadas diretamente por telefone. Ação começa na segunda (25) e vai até sexta-feira (29); Atendentes treinados estarão disponíveis das 8h às 20h horas para esclarecer dúvidas e auxiliar no processo completo de negociação. Negociações por telefone têm os mesmos benefícios de todo o Feirão,

Brigada Militar prende homem acusado de furtar televisor em hotel de Livramento

Um homem, natural de Alegrete, com extensa ficha criminal, foi preso na manhã desta quinta-feira (21) pela Brigada Militar, na Rua dos Andradas, por furtar um aparelho televisor de um hotel localizado na Rua Manduca Rodrigues. As câmeras de segurança do hotel acabaram registrando toda a ação do criminoso que entrou no local por volta das 6 h e praticou