A Brigada Militar deu início, na cidade de Porto Alegre, ao 1º Curso de Especialização em Força Tática, sob a coordenação do 1º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). O certame teve início com a publicação de edital, onde os candidatos tiveram que fazer sua inscrição e posterior seletiva, que consistia na realização de três provas, sendo um teste físico, outro de tiro e uma prova de avaliação intelectual. Após esta primeira etapa, foram selecionados 40 candidatos, entre 67 inscritos, os quais 38 iniciaram e 27 concluíram o aperfeiçoamento, após mais de 200 horas de atividades. Para registrar a conclusão do curso, foi realizada uma formatura.
Dentre os concluintes estavam dois representantes de Sant’Ana do Livramento, os Soldados Michel Everton Ramos Gomes e João Trevisan Yamurri. Os dois membros da Força Tática do 2º Regimento de Polícia Montada (RPMon) realizaram a preparação visando o aperfeiçoamento técnico-profissional para a prática do policiamento na cidade. Ao longo do curso, foram repassadas técnicas de abordagem, contraemboscada, atendimento pré-hospitalar, conduta de patrulha, tiro, saúde física, direção policial, identificação documental e veicular, operação de controle de distúrbios, emprego de instrumentos de menor potencial ofensivo, simulações e estágio supervisionado. Na ocasião, foi também unificado em todo o estado o símbolo da Força Tática, a águia.
Segundo o comandante da Força Tática do 2º RPMon, Tenente Kleber Arduvino, “o SD Trevisan e o SD Michel entraram para a história da Brigada Militar ao realizar o 1º Curso de Especialização em Força Tática e também para a história da corporação em Sant’Ana do Livramento”.
Segundo o SD Michel, “foi extremamente gratificante ter participado da realização do curso, pois agora também seremos multiplicadores dessas técnicas e tudo o que foi aprendido será repassado aos demais integrantes da Força Tática do 2º RPMon”.
“Posso dizer que, saindo da minha zona de conforto, abri mão do convívio com familiares e amigos, fui em busca de qualificação profissional e aperfeiçoamento das técnicas para poder atuar em todas as áreas que forem necessárias”, concluiu o SD Trevisan.
O Ten Kleber destaca, ainda, que “é motivo de muito orgulho e satisfação ter dois integrantes do 2º RPMon concluindo o curso obtendo aproveitamento máximo, pois assim reforça o compromisso da corporação com a excelência na prestação de serviços à comunidade de Sant’Ana do Livramento.