ter, 26 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Relator opina pelo arquivamento do impeachment da prefeita Ana

Gilbert Gisler Xepa disse que, após o devido estudo, rejeitou os pedidos da denúncia
Foto:Divulgação/Ascom

O vereador Gilbert Gisler Xepa (PSB), relator da Comissão Processante da cassação do mandato da prefeita Ana Tarouco (DEM), protocolou, nesta segunda-feira (08), seu parecer na secretaria legislativa e opinou pelo arquivamento da denúncia contra a mandatária do Município.

Xepa destacou, em seu parecer, que o “parlamento municipal, ao receber a denúncia demostrou estar atento aos acontecimentos, cumprindo seu dever legal de fiscalização e ao mesmo tempo, evidenciar o Estado Democrático de Direito, reconhecendo que os poderes são independentes e harmônicos entre si”.

O relator explicou que, inicialmente, foi favorável a abertura do processo de cassação, “pois a denúncia estava nebulosa e precisaria de mais tempo para analisar seu mérito”, mas após o devido estudo, rejeitou os pedidos na denúncia, opinou pelo arquivamento e sugeriu que os demais vereadores, tenham o mesmo entendimento quando a matéria for discutida e votada no plenário.

Os outros dois integrantes da Comissão Processante, vereadores Aquiles Pires (PT), como presidente e Eva Coelho (PDT), como secretária, segundo o documento, estão de acordo com os fundamentos do relator.

Relembre o pedido de cassação do mandato da prefeita Ana Tarouco, apresentada na Câmara Municipal, por um suplente de vereador e membro do diretório do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Foto Rodrigo Savedra

“A tribuna é a última trincheira de garantia da liberdade de expressão e da nossa democracia”, afirma Rodrigo Lorenzoni

O deputado Rodrigo Lorenzoni se manifestou durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira, sobre o indiciamento do deputado federal Marcel van Hattem, pela Polícia Federal, após pronunciamento na Câmara Federal, ontem. “Eu não quero nem entrar no mérito daquilo que o deputado Marcel levou à tribuna, em que pese concordar com as suas preocupações. Mas o que nós