O Destino Binacional foi lançado, nessa sexta-feira (05), pela prefeita Ana Tarouco (DEM) e representantes da Intendência de Rivera, em Gramado, juntamente com a abertura oficial da Festuris.
Para a prefeita Ana Tarouco o lançamento é um momento ímpar, considerando a magnitude do evento. “Basta olhar os expositores, o Brasil e o mundo estão aqui dentro, hoje, e Sant’Ana do Livramento e Rivera estarmos coisas boas, trazendo o que temos, com certeza é desenvolvimento”, disse.
De volta ao icônico Palácio dos Festivais, a abertura oficial do 33º Festuris Gramado reuniu autoridades, imprensa e trade turístico na noite da quinta-feira (4). O conceito apresentado nesta edição é Turismo em Transformação, com ênfase nos eixos da sustentabilidade, inclusão e diversidade. A solenidade foi marcada por muita emoção e reencontros. A feira de negócios aconteceu na sexta-feira (5) e sábado (6), nos pavilhões do Serra Park.
Em seu pronunciamento de abertura, a fundadora da Festuris, Marta Rossi, destacou de forma emocionada a resiliência e a transformação necessárias para a recuperação do turismo neste novo mundo pós-pandemia. A empresária lembrou da força que tiveram que fazer para realizar o Festuris durante a pandemia, resgatando a importância dele para toda a cadeia turística, sem deixar jamais de olhar para o futuro com muito otimismo.
“É imensa a nossa felicidade em receber todos em Gramado e podermos entregar mais uma edição do nosso querido Festuris. A pandemia, além de quebrar todos os paradigmas imagináveis, nos trouxe a visão de finitude, vulnerabilidade e nos provocou sim muita reflexão. Os últimos meses foram de um trabalho enorme diante de tantas transformações e incertezas, mas nos orgulhamos de apresentar um novo evento. Temos a certeza de que o turismo continuará retomando com força total”, projetou Marta.
Entre as autoridades presentes estava o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Ele destacou a importância do Festuris para a geração de negócios e elencou algumas medidas adotadas pelo Governo Federal em apoio ao setor do Turismo. Além disso, valorizou o potencial do Brasil. “Estamos condenados a dar certo. Ninguém tem o que o Brasil tem. Somos o país mais preservado do mundo e tenho a certeza de que juntos faremos a transformação que o Brasil precisa”, disse Machado.
Ranolfo Vieira Júnior, vice-governador do Rio Grande do Sul, representou o governador Eduardo Leite, que está em viagem à Escócia acompanhando a COP26. “Um evento que chega à sua 33ª edição já fala por si só a sua força e relevância. Acompanhei de perto as tratativas para a realização do Festuris em 2020, quando estávamos no auge da pandemia. A resiliência foi fundamental e agora novamente segue sendo uma palavra de ordem. Essa luta muito orgulha o nosso Estado”, destacou.
Encerrando os pronunciamentos, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, deu as boas-vindas a todos os participantes como cidade anfitriã do Festuris. Ele disse que a feira faz parte da vocação turística do município, potencializando a atividade para além das fronteiras. “Sejam todos muito bem-vindos a Gramado, a cidade do maior Natal do mundo. Aproveitem a nossa cidade e tenham todos um excelente evento”, completou Nestor.
Acidente com mortes
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF. Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido