sáb, 12 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

A distorção da informação

Pessoas elevadas falam de ideias; pessoas medianas falam de fatos; pessoas vulgares falam de pessoas. Inicio esta coluna com esta brilhante frase do filósofo e professor Leandro Karnal, acrescentando que os tempos estão caóticos, no entanto isto não é preciso nem dizer. É um tal de disse-me-disse sem fim, de distorcer fatos, mesmo com provas, que choca qualquer pessoa de bem, qualquer pessoa com bom senso, e olha que bom senso não tem medida, daí basta ter só um pouquinho para conseguir separar o joio do trigo. Acabamos de assistir uma CPI ridícula, patética, que ofendeu a inteligência de toda a população brasileira. O que, para tristeza das pessoas que esperam que a justiça se cumpra, acaba sempre em pizza.
Como já disse inúmeras vezes: se tu não pensas como eu, estás errado! Tolerância zero. Porém, por mais baixo que seja nosso nível de tolerância, certas coisas são impossíveis de serem deixadas de lado: as pessoas honestas, sérias, trabalhadoras, sendo criticadas e agredidas de todas as formas por banalidades. E passam por cima como um rolo compressor. Sem direito à nada, inclusive, sem o direito de expressar sua opinião. E o patético é que gritam a plenos pulmões que não há liberdade de expressão quando quem grita é o oponente. Se isso fosse verdade, nem o oponente, nem o aliado poderiam se expressar. Aí sim, seria falta de liberdade de expressão!
O bom da internet é que ela está aí para o resto da vida. Podemos ver e rever as postagens tantas vezes quantas quisermos.

Gestão pública do futuro: capacitação em Ronda Alta foca em inovação, transparência e eficiência

Nesta quinta-feira (10/04), a Câmara de Vereadores de Ronda Alta sediou importante evento dirigido a prefeitos, secretários municipais e servidores das áreas de licitações e contratos da região. A iniciativa, que visou a capacitação dos agentes públicos, contou com a participação do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Edson Brum, e dos auditores