Na manhã desta quarta-feira (27), a Câmara Municipal de Vereadores recebeu a visita dos secretários municipais da Fazenda, Gisela Alvarez, da Administração, Matheus Medina e de Obras, Dilmar Pereira, para esclarecerem alguns fatos aos parlamentares sobre projetos e contas de energia elétrica do município.
Em primeiro momento, a secretária Gisela foi questionada a respeito de possíveis débitos de energia elétrica da Prefeitura que respondeu dizendo que “as contas da Secretaria da Fazenda estão rigorosamente em dia”. Ela disse que sua resposta está embasada nas solicitações de empenho que são demandas da sua pasta e que trabalha em cima dos documentos que chegam na secretaria. “Se por ventura tenhamos, hoje, alguma conta que permanece pendente, possivelmente seja a questão operacional, cujas providências estão sendo tomadas em cada secretaria em particular. Mas lhes asseguro e estão abertas as contas para serem examinadas, nós, hoje, não possuímos pendências na secretaria da Fazenda para fazermos pagamentos”, disse. Gisela ainda destacou que “a secretaria da Fazenda é o órgão executor de toda a administração”.
Outra pauta do encontro foi o projeto que autoriza o Executivo Municipal a contratar operação de crédito de R$ 6,5 milhões com o Banrisul, destinados para georreferenciamento e aquisição de máquinas para o Município.
Neste sentido, o secretário Dilmar relatou a dificuldade que Sant’Ana do Livramento no orçamento para aquisição de máquinas e a necessidade que a comunidade tem em relação a infraestrutura. “A partir deste empréstimo será destinado um valor para a compra de maquinário”, disse.
Neste momento, a tramitação do projeto encontra-se na fase de “solicitação de esclarecimento para complemento de proposição”. O projeto foi apresentado no Legislativo dia 04 de outubro de 2021. Nesta quarta-feira (27), a proposição foi encaminhada ao Executivo Municipal para esclarecimentos, através de ofício, reiterando ofícios anteriores.