qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Livramento registra mais de 500 furtos em 9 meses

Dados do município foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado no início deste mês
Giovane Dalcol (Foto: Lucas Noro/AP)
Giovana Müller Foto: Arquivo/AP

Sant’Ana do Livramento encerrou o mês de setembro registrando 64 ocorrências por furtos, cinco por roubo e mais de 20 por estelionato. Conforme os dados, algumas denúncias apresentadas apontam uma queda em relação ao ano de 2020, no mesmo período, onde em alguns casos como abigeato, por exemplo que, neste mesmo período do ano passado, registrava 134 ocorrências, neste ano somam 105.
Além desses dados, os números divulgados pela SSP, mostram que, em 2020, o município registrou 696 furtos, enquanto que este ano registrou 581. Os roubos registraram os mesmos números nos últimos dois anos, 50 casos em cada.
Para a Brigada Militar, a diminuição nos furtos reflete o policiamento ostensivo nas ruas do município, somado à criação da Patrulha Comercial (PC), que proporciona um diálogo direto com os comerciantes e lojistas.
De acordo com o capitão Giovane Dalcol, da BM, para o ano de 2022, a Patrulha Comunitária começará a atuar nos bairros do município. Ele afirma que, neste momento, está ocorrendo a seleção dos policiais que possuem o curso de policiamento comunitário. “As viaturas já estão nos bairros e interagem com a comunidade, mas quando as guarnições fizerem especificamente esse serviço, notaremos mais a diferença”, explica o comandante do 1º esquadrão.
Os crimes relacionados à posse irregular, ao porte ilegal, ao disparo, ao comércio ilegal e ao tráfico internacional de arma de fogo registraram um aumento com relação a 2020. Até o momento, foram 141 ocorrências.
Para a Polícia Civil, este aumento nas prisões por posse ilegal de arma e tráfico de entorpecentes se relaciona a atuação policial nas ruas e as investigações que vem sendo realizadas.
Segundo a delegada Giovana Müller, essas prisões ajudam a coibir práticas criminosas, em razão da sensação de punição. “Observamos uma maior atuação policial nas ruas, retirando armas e drogas de circulação”, disse. Ela destacou ainda que, comparado a outras cidades, o que chama atenção é que “tivemos só um latrocínio neste ano, este crime gravíssimo de matar para roubar”, afirmou a delegada.

 

Debora Castro
[email protected]

Brigada Militar prende homem acusado de furtar televisor em hotel de Livramento

Um homem, natural de Alegrete, com extensa ficha criminal, foi preso na manhã desta quinta-feira (21) pela Brigada Militar, na Rua dos Andradas, por furtar um aparelho televisor de um hotel localizado na Rua Manduca Rodrigues. As câmeras de segurança do hotel acabaram registrando toda a ação do criminoso que entrou no local por volta das 6 h e praticou