A prefeita Ana Tarouco (DEM) deverá ser notificada, semana que vem, sobre a denúncia que poderá levar a cassação de seu mandato. A notificação pessoal foi expedida pela Comissão Processante do Legislativo.
A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento aprovou por 10 votos a 6, nesta terça-feira (19), o pedido de abertura de comissão para cassação do mandato da prefeita do município, Ana Tarouco (DEM).
A denúncia feita pelo advogado pedetista Cezzar Mendina é embasada na festa de alusão aos 133 anos da Santa Casa de Misericórdia, ainda sob intervenção municipal, que segundo o denunciante “extrapolou o limite do razoável quando foi promovido verdadeira festividade nas portas do nosocômio, com som em volumes altos, que avançou à noite com danças, cantos e intensa aglomeração”.
Minutos após o protocolo da denúncia, os vereadores aprovaram a abertura de comissão para o processo. Os parlamentares favoráveis foram nomeados pelo presidente da Câmara, vereador Enrique Civeira (PDT): Eva Coelho (PDT); Gilbert Gisler (PSB); Rafael de Castro (PSB); Lídio Mendes (PTB); Dagberto Reis (PT); Cleber Custódio (PDT); Leandro Ferreira (PT); Aquiles Pires (PT); Romário Paz (MDB) e Maria Helena Duarte (PDT).
Votaram contrários os vereadores: Maurício Galo del Fabro (Progressistas); Duda Amaral (Progressistas); Elso Alvienes (PSC); Jovani Romarinho (Republicanos); Thomas Guilherme (PTB) e Felipe Torres (DEM).
O documento ainda detalha que houve o descumprimento da lei municipal “através de situação atípica e totalmente irregular, praticada pela própria Santa Casa e com a total ciência dos seus responsáveis, o que, além de ilegal, perturbou a todos os pacientes internados naquela oportunidade por conta de som alto, intensa reverberação do som…”, explica a denúncia.
Após a entrega da denúncia à Prefeita, ela terá um prazo de 10 dias para apresentar sua defesa.
Yuri Cardoso
[email protected]