qui, 23 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.01.25

Amfro manifesta apoio à Ana Tarouco e repúdio a qualquer tentativa antidemocrática

Em nota, a Associação prestou solidariedade à prefeita de Santa’Ana do Livramento, devido ao processo de cassação de seu mandato
Foto:Divulgação/Amfro

A Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) lançou uma nota, nesta sexta-feira (22), em apoio e solidariedade à prefeita Ana Tarouco (DEM), que, segundo a nota, “vem sendo alvo de constantes acusações infundadas e de atos praticados em excesso de poder pela Câmara de Vereadores”.

A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento aprovou por 10 votos a 6, nesta semana, o pedido de abertura de comissão para cassação do mandato da prefeita do município, Ana Tarouco (DEM) embasada na festa de alusão aos 133 anos da Santa Casa de Misericórdia, que está sob intervenção municipal, que, segundo o denunciante “extrapolou o limite do razoável quando foi promovido verdadeira festividade nas portas do nosocômio, com som em volumes altos, o que avançou a noite com danças, canos e intensa aglomeração”.

A Amfro também destacou que “entende sim que a gestão pública deve observar com rigor a correta aplicação dos recursos e a execução dos serviços de sua atribuição legal e constitucional, cabendo ao Legislativo colaborar na efetiva fiscalização e vigilância dos atos administrativos”, contudo “o excesso que tem sido praticado em ações e atos contra a gestora de Livramento tem causado preocupação e perplexidade aos demais Prefeitos da região, razão pela qual deve ser objeto de manifestação e posicionamento”.

A nota segue dizendo: “Abusos desta natureza não podem ter mais espaço na comunidade local e regional. As eleições definem os mandatários pelo período de quatro anos. O processo eleitoral deve ser assimilado pelos vencidos para não gerar turbulências no Município de forma permanente e continuada. Além do cometimento de abuso ilegal, por certo a comunidade percebe tais manobras e desaprova tais condutas, pois a disputa de natureza política não pode transbordar e macular o cotidiano da relação institucional. ”

A Amfro finalizou reiterando apoio à Prefeita Ana Tarouco e o repúdio a qualquer tentativa antidemocrática de desestabilizar as relações entre os Poderes.