A prefeita Ana Tarouco (DEM) publicou, neste sábado (16), um novo decreto que estabelece protocolos de enfrentamento à Covid-19 em Sant’Ana do Livramento. Como já era esperado, o novo regramento flexibilizou alguns setores e liberou as pistas de danças em alguns espaços.
Em clubes sociais, esportivos, eventos infantis, sociais e de entretenimento em buffets, casas de festas, casas de shows, casas noturnas, restaurantes, bares e similares será de responsabilidade do proprietário do local o controle do certificado de vacinação e da ocupação da pista de dança. Será permitido o público de 50% limitado até 150 pessoas. As pessoas acima de 25 anos terão que apresentar certificado “CONECTE SUS” de esquema vacinal completo, já de 18 a 25 anos, o certificado da primeira dose, e até 18 anos a entrada será livre.
Só será aceito como comprovante de vacinação o pdf gerado no aplicativo, o papel impresso entregue nos postos de saúde no momento da aplicação da vacina, não será válido, pois segundo o secretário de Administração, Matheus Medina, “qualquer pessoa pode fazer o seu”. Além disso, uruguaios não poderão participar de eventos em Livramento, uma vez que, o app é disponibilizado somente para brasileiros.
Além dos novos protocolos, a utilização de máscara (enquanto estiver fora das mesas) e álcool em gel 70% continuam sendo obrigatórias.
Os clubes sociais, esportivos e similares poderão funcionar das 06h à 00h. Já eventos infantis, sociais e de entretenimento em buffets, casas de festas, casas de shows, casas noturnas, restaurantes, bares e similares das 06h à 02h, mesmo horário estabelecido para parques.
O decreto veda a permanência de clientes em pé durante o consumo de alimentos ou bebidas e a realização de eventos com a presença de público acima de 150 pessoas, independente do ambiente, seja aberto ou fechado.
As missas, cultos e serviços religiosos ficarão sem determinação de horário, sendo que a ocupação máxima é 75% das cadeiras, limitado a 200 pessoas.
O secretário Matheus Medina informou que o decreto estava previsto para ser publicado nessa sexta-feira (15), mas em virtude de um problema técnico no site da Prefeitura, a publicação foi feita neste sábado.