qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Opinião: Combustíveis e o ICMS

Diante da pressão da crise energética, identificada há bem mais de cinco anos, e que os gestores diziam que o mercado resolveria, fez brotar uma verdade incontestável: energia é questão de Estado, de soberania, e em parte alguma do mundo o mercado atua, senão por benesse do Estado para um pequeno conjunto de privilegiados acionistas.

O Capitão Presidente e seus parceiros Guedes e Lira com o intuito de desviar a atenção do aumento desmedidos dos combustíveis e gás de cozinha para atender os acionistas da Petrobras, empurram o debate para os Governadores e a questão do ICMS, que pouco ou nada tem a ver com os aumentos.

Nossos problemas têm sua origem nos anos 1990, com FHC, quando aterrissam no poder do Brasil o neoliberalismo, a ausência do Estado e o deus-mercado.

Já nos últimos cinco anos, após o Golpe, o descaso foi acentuado e o mercado que veio substituir o Estado, está unicamente preocupado em ganhar rios de dinheiro com as privatizações, com as novas intermediações entre produtores e consumidores de energia, com tarifas altamente compensadoras e não a estabilidade dos preços.

O Pedro Parente instituiu, Preço de Paridade de Importação (PPI), que o General Luna promete manter, inventado para um país autossuficiente em petróleo e em derivados, usar internamente preços externos do barril de petróleo, parece piada, só que está não faz rir e sim pagar.

O botijão de gás, em dezembro de 2017, custava R$ 66,00, alta de 16% em relação a 12/2016, agora chega aos R$ 110,00, representam mais de 61% sobre dezembro de 2017.

E os governantes de plantão, fingem que o problema é outro e não os dividendos a causa da gasolina, do diesel, do gás ter preços incompatíveis com o nível de renda dos brasileiros.

 

Eng. Elifas Simas

Porto Alegre, outubro de 2021

Brigada Militar prende homem acusado de furtar televisor em hotel de Livramento

Um homem, natural de Alegrete, com extensa ficha criminal, foi preso na manhã desta quinta-feira (21) pela Brigada Militar, na Rua dos Andradas, por furtar um aparelho televisor de um hotel localizado na Rua Manduca Rodrigues. As câmeras de segurança do hotel acabaram registrando toda a ação do criminoso que entrou no local por volta das 6 h e praticou