dom, 13 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Mainardi e Edemundo, da ARCO, acertam mobilização para aprovar projeto que disponibiliza recursos para a ovinocultura.

Na manhã de terça-feira (5), o deputado Luiz Fernando Mainardi encontrou o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), Edemundo Gressler, para tratar do Projeto que apresentou na Assembleia Legislativa garantindo às entidades representativas do setor a gestão dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Ovinocultura (Fundovinos).

O Fundo, que é composto por contribuições da indústria da carne e da lã de ovinos e arrecada cerca de R$ 1,5 milhão/ano, tem como objetivo fomentar a produção, a comercialização e o consumo de carne, lã, leite e outros derivados de ovinos. O Rio Grande do Sul possui um rebanho de 4 milhões de ovinos, segundo maior do país, e cerca de 52 mil produtores. Grande parte da produção está concentrada nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste do estado.

“Atualmente, os recursos do Fundo são destinados ao Caixa Único do Estado e não têm garantias de aplicação no setor. Meu projeto quer garantir que esses recursos sirvam para o que foram previstos que é o desenvolvimento da ovinocultura. Temos entidades sérias e próximas aos produtores que podem gerir esses recursos e investir naquilo que interessa”, explica Mainardi. “A ARCO é uma delas”, conclui o parlamentar.

Para Gressler, a aprovação do projeto é muito importante para o setor. “Precisamos ampliar o rebanho e melhorar a qualidade da carne e da lã que produzimos. Ter essa disponibilidade para desenvolver programas nesse sentido será fundamental para estes objetivos”, diz. O presidente da ARCO enfatiza o fato de que a ovinocultura é uma atividade que engloba pequenos, médios e grandes produtores e nesse sentido tem uma grande representatividade na produção rural gaúcha.

O projeto já está na ordem do dia, mas enfrenta resistências do Executivo para ser votado. No encontro, ficou definido a mobilização do setor ovinocultor para sensibilizar os parlamentares e o próprio Executivo sobre a importância da aprovação do projeto para os produtores.

Fundación Brito – Dia de Aula Ao Vivo

A Fundação A Fundação BRITO é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão a cooperação internacional entre a Europa e os países ibero-americanos para promover o desenvolvimento cultural, artístico, desportivo, turístico, científico e social em ambos os continentes, estimulando e defendendo os legítimos direitos e aspirações dos cidadãos em tudo o que envolve uma ideia de progresso. bem-estar

Após pedido humanitário da oposição, ministro Alexandre de Moraes manda soltar mais três presos do 8 de Janeiro

Em uma importante vitória contra os abusos e arbitrariedades promovidos nas prisões decorrentes dos atos de 8 de Janeiro, três detentos obtiveram liberdade neste final de semana. A decisão foi proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, relator das ações penais no Supremo Tribunal Federal. Os alvarás de soltura foram concedidos em favor de Marco Alexandre Machado de Araújo, Cláudio Mendes