sáb, 1 de fevereiro de 2025

Variedades Digital | 01 e 02.02.25

Morning Call: crise do China Evergrande Group volta ao radar e mercados do exterior operam em queda neste início de segunda-feira

As ações asiáticas e os futuros de ações dos EUA começam a semana com o pé esquerdo, com os investidores avaliando as perspectivas de crescimento e ainda monitorando a situação do China Evergrande Group.

As ações do Japão e de Hong Kong caíram de forma expressiva, depois que a negociação das ações da Evergrande foi suspensa em Hong Kong, junto com as de seu braço de administração de propriedades, em meio a relatos de uma venda de sua participação acionária. Os mercados da China Continental seguem fechados até quinta-feira para os feriados da Golden Week.

O S&P 500 fechou em alta na sexta-feira depois que resultados promissores para uma nova medicação contra a Covid-19 e dados positivos da indústria, desencadearam uma alta nas empresas que podem se beneficiar de uma reabertura econômica definitiva.

À medida que aumentam os temores dos investidores sobre a desaceleração do crescimento econômico, os dados do payroll na sexta-feira também serão um foco importante para os mercados. No mês passado, as ações globais registraram seu pior desempenho desde março de 2020 em meio a preocupações com a inflação elevada, gargalos na cadeia de suprimentos, a crise energética global e uma desaceleração na economia chinesa.

Por aqui, o BTG Pactual, por meio do banco Pan, está negociando a compra da Mosaico, dona dos sites Buscapé e Bondfaro. As negociações estariam em estágio avançado, e a transação pode ser anunciada já nos próximos dias, disse uma fonte que acompanha a operação. A intenção é fazer a aquisição via troca de ações, o que significa que os acionistas da Mosaico – que abriu seu capital na Bolsa brasileira em fevereiro passado – vão se tornar acionistas do Pan.

A negociação ocorre no momento em que o mercado tem cobrado maior retorno das empresas de tecnologia que abriram seu capital recentemente. Essa pressão tem levado à queda de cotações de vários papéis. No caso da Mosaico, as ações já caíram 41% desde a sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). A Mosaico vale hoje R$ 1,6 bilhão na Bolsa, ante R$ 2,5 bilhões na data de abertura.

Além do serviço de comparador de preço, a Mosaico disponibiliza conteúdo que pretende ajudar o consumidor a fazer a escolha de determinado produto. Para completar esse ecossistema, por exemplo, a plataforma lançou um cartão de crédito.

A relação entre BTG e Mosaico não é de hoje – já existe uma parceria pela qual o Mosaico pode oferecer cashback por meio de carteira virtual e contas de pagamento operadas pelo BTG. O BTG possui também participação acionária de pouco mais de 5% na companhia.