A Santa Casa de Misericórdia alugou, nesta semana, uma máquina de diálise para atender pacientes que possuem insuficiência renal aguda e necessitam do tratamento em Sant’Ana do Livramento. Anexo à máquina, tem a Osmose reversa, equipamento que tem como função purificar a água. Atualmente os pacientes são atendidos pela Cardio Nefroclínica, mas como o contrato se encerra no próximo dia 15 de outubro, a Santa Casa está montando uma estrutura para atender a demanda dos santanenses.
Segundo a diretora do hospital, Leda Marisa, já foi providenciada a compra de mais dois equipamentos, que chegarão na cidade nos próximos dias, antes de findar o contrato vigente com a Cardio Nefroclínica, garantindo a prestação do serviço. “A Santa Casa garantirá a condição de pleno tratamento e assistência em diálise a partir do dia 15 de outubro”, disse.
Leda contou que o equipamento locado está no hospital para treinamento e familiarização dos profissionais que atuarão na diálise do hospital a partir do mês que vem e explicou os conceitos dos pacientes agudos e crônicos. Os pacientes com insuficiência renal aguda são pessoas que possam ter necessidade de atendimento em um pós-cirúrgico ou por força de um acidente de trânsito e que precise dialisar em poucas sessões, por exemplo. Já os crônicos são aqueles que dependem da máquina e que precisam realizar este procedimento com frequência.
Yuri Cardoso
[email protected]