Os vereadores Gilbert Gisler (Xepa) e Rafael de Castro, da bancada do PSB, estiveram reunidos com o prefeito em exercício, Evandro Gutebier e a então secretária interina de Assistência e Inclusão Social, Ana Paula Safons, no último dia 17, apresentando um projeto que atende um grande apelo social.
O projeto “Nenhuma Casa sem Banheiro”, foi apresentado ao Executivo municipal, após os parlamentares cumprirem agenda em Porto Alegre, onde participaram de uma reunião Secretário Estadual de Obras, José Stédille, que assegurou a inclusão de Sant’Ana do Livramento no projeto.
“Quando se investe em saneamento, se economiza na saúde”, afirma o vereador Rafa, salientando a importância do trabalho em conjunto com a bancada na Câmara para que, através dessa articulação, pessoas necessitadas no município possam ser beneficiadas.
O programa é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Obras e Habitação (SOP), com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), e tem como proposta atender 11 mil famílias nas regiões com maior déficit de saneamento no território gaúcho, onde mais de 30 mil famílias não possuem em sua residência um banheiro.
Os edis viabilizaram junto ao Secretário Estadual de Obras, que o município seja inicialmente contemplado com 30 banheiros, que custarão em média R$ 8.000,00 cada, num total de R$ 240.000,00 de investimento.
A bancada socialista enviou ao Executivo um pedido de providências, solicitando a demonstração de interesse por parte do município em participar do projeto, que por sua vez, manifestou o interesse, assegurando que fará os encaminhamentos necessários para que Sant’Ana do Livramento possa estar apto a receber o recurso.
Gilbert Gisler, entende que este projeto, será um grande auxílio à população que se encontra nessa situação de vulnerabilidade. “Queremos o melhor para nossa comunidade, e essa é uma ação que visa, exclusivamente, melhorar a vida dos nossos moradores”, conclui Xepa.
O projeto funciona da seguinte forma:
Manifestação do Interesse do Executivo Municipal em aderir ao projeto;
Envio do laudo com fotos das residências, por parte de Assistentes Sociais da Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social;
Análise por parte dos técnicos de habitação da Secretaria Estadual de Obras e, envio do recurso da Secretaria Estadual para prefeitura, sendo a mesma responsável pela execução das obras.
Arthur Trojhan
[email protected]