Agentes da Penitenciária Estadual de Santana do Livramento (PESL), com apoio da Brigada Militar, apreenderam diversos materiais ilícitos durante uma revista geral realizada em duas galerias do estabelecimento prisional na noite dessa quarta-feira (22). A ação foi uma resposta aos disparos efetuados contra policiais da Brigada Militar, na Penitenciária, na madrugada da última terça-feira, que resultou na prisão de três homens e um menor de idade. Além dos materiais ilícitos, um dos apenados foi removido para outra unidade.
De acordo com o Tenente Kleber Arduvino, a operação realizada na PESL, foi consequência dos disparos de arma de fogo ocorridos na terça-feira (21), contra os policiais que estavam de guarda na penitenciária. “Essa ação culminou a ação de ontem, pois ficamos sabendo que possivelmente haveria arma de fogo na penitenciária. Fizemos um informe para a Susepe local, qual entrou em contato com a sua regional, e mediante essa situação eles acharam por bem realizar a revista geral”, destacou o tenente da Brigada Militar.
A atuação da Força Tática, nessa operação, foi na efetivação da segurança externa do local. “Nos solicitaram apoio, que prontamente foi atendido pelo nosso Comandante, para fazermos a segurança externa, enquanto eles realizavam a revista. Prestamos apoio à Susupe para que eles efetuassem a revista com total segurança, sendo todos os perímetros fechados”, afirmou Kleber.
Participaram da ação, além dos agentes penitenciários da unidade prisional, dois agentes da Divisão de Inteligência Penitenciária, um do Departamento de Segurança e Execução Penal, 20 do Grupo de Ações Especiais da Susepe (GAES), cinco da 6ª Delegacia Penitenciária Regional, quatro do Presídio Regional de Bagé, três do Presídio Estadual de São Gabriel.
A reportagem do Jornal A Plateia tentou contato com a direção da Unidade Prisional, mas não obteve resposta até o momento.