Sant’Ana do Livramento corre o risco de perder um milhão de euros, equivalente a R$ 6 milhões, enviado pelo Eixo Atlântico da União Europeia se um projeto que está tramitando na Câmara de Vereadores não for votado em tempo hábil. Se aprovado, o objetivo é que o valor seja aplicado na promoção e inclusão social inovadora, atingindo as classes mais desfavorecidas, constituída pela população mais pobre que trabalha informalmente no recolhimento de Resíduos Sólidos Urbanos.
O líder do governo na Câmara de Vereadores, Maurício Galo Del Fabro (Progressistas) fez um apelo ao presidente do Legislativo, Enrique Civeira (PDT), na quarta-feira (15), para colocar em votação o projeto da União Europeia e outros projetos de lei (PL) que, segundo Galo, são importantes para o desenvolvimento da cidade, mas que estão em carga do presidente, isto é, em sua mesa aguardando a liberação para ser discutido e votado. “São inúmeros projetos, que deixam totalmente inviável a administração do nosso município. São projetos de extrema importância”, disse Galo.
O projeto da União Europeia autoriza a abertura de crédito especial no valor de R$ 371.460,97 para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU). Segundo o monitoramento da Secretaria da Câmara de Vereadores, pelo menos 11 projetos estão em carga para o vereador Civeira. O pedetista alega que não está “trancando os projetos” e sim sendo responsável e que, enquanto o Executivo não responder seus questionamentos, não colocará os PLs na Ordem do Dia para discussão e votação.
Procurado, o secretário de Administração, Matheus Medina, disse que todas as diligências solicitadas pela Câmara de Vereadores estão sendo respondidas, mas alertou que são muitas, dificultando a rápida resposta.


Sandra Pontes assume interinamente a Secretaria de Educação de Livramento
Professora da rede municipal e atual secretária de Turismo e Cultura foi designada pela prefeita Ana Tarouco