qua, 4 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

Frente Parlamentar das Oliveiras será instaurada no próximo dia 24 de setembro

Sr. Roberto Argenta - Conselheiro Honorário Fundação Antonio Meneghetti e Presidente da Calçados Beira Rio S.A

A soma de forças e expertises da iniciativa privada e de parlamentares gaúchos sai do campo das ideias para se tornar realidade prática, com a implantação de uma avenida de desenvolvimento agrícola, econômica e social para o estado.

É fato que o Rio Grande do Sul concentra a maior parte da sua atenção na valorização de produtores internacionais e trata, de maneira discrepante, quase secundária, o produtor local — que também atua no ecossistema de cultivo de Oliveiras, seja produzindo azeites ou azeitonas em conserva.

Levantamento recente aponta área (já instalada e produzindo) de 6.000 hectares distribuídos em 60 municípios (com destaque para a cidade de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo) e com mais de 165 agricultores e agroindústrias (já consolidados nesse segmento). Outro ponto de força dos olivais é a possibilidade de cultivo simultâneo ou intercalado com outras culturas. Originando, assim, uma composição de renda adicional e trazendo mais lucratividade para uma única área de terra.

É importante salientar que a primeira produção de azeite 100% gaúcha ocorreu em 2010. E, desde então, a razão de crescimento é sempre positiva em área e produção.

Adesão política multipartidária e respaldo empresarial

Na linha de frente estão Beto Fantinel, deputado estadual pelo MDB, Roberto Argenta, Conselheiro Horário da Fundação Antonio Meneghetti, e Renato Fernandes, presidente do Ibraoliva (Instituto Brasileiro de Olivicultura). Também integram a Frente Parlamentar os deputados: Ernani Polo, que ocupa a vice-presidência, Gabriel Souza (MDB), presidente da Assembleia Legislativa, Patrícia Alba (MDB), Clair Kuhn (MDB), Carlos Burigo (MDB), Vilmar Zanchin (MDB), Dalciso de Oliveira (PSB), Ruy Irigaray (PSL), Gilberto Capoani (MDB), Giuseppe Riesgo(NOVO), e os secretários estaduais de Turismo e de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Santini (do PTB e deputado federal licenciado) e Edson Brum (MDB).

Deputado Estadual Beto Fantinel – Foto Divulgação
Renato Fernandes , Presidente do Ibraoliva – Foto Divulgação

Na pauta, a definição da agenda de trabalho, com o objetivo de dar visibilidade à produção feita no Rio Grande do Sul, injetando autoestima ao setor por meio da instalação de grupos de trabalho que contemplarão incentivos fiscais, acesso ao crédito rural, suporte técnico, produção de mudas e extensionistas, para esclarecer e ampliar a diversificação no cultivo na matriz produtiva agrícola. Além de habilitar novos produtores, principalmente na agricultura familiar de pequeno e médio porte.

O encontro também terá a presença de técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que farão apresentação sobre a Produção Integrada Agropecuária — um sistema de produção rural sustentável e certificado, que utiliza a bioeconomia para conectar o meio ambiente à produção. Banrisul e BRDE também devem enviar representantes para esclarecer e oferecer apoio às linhas de crédito.

Serviço:

Data: 24 de setembro de 2021

Horário: 15 horas

Local: Hotel Recanto Business Center – Torre Prime – 15º andar

Endereço: Estrada Recanto Maestro – Restinga Sêca – RS

Mais informações:  Gabriela Iensen (55) 9661 1320

TCE-RS realiza cerimônia de posse da administração para 2025

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou hoje (04) a Sessão Plenária Especial de Posse da Administração 2025. Na oportunidade, o conselheiro Marco Peixoto assumiu a presidência do tribunal para mais um ano de mandato. Em seu discurso de posse, o presidente Marco Peixoto elogiou o trabalho realizado pelos diretores e por todos os servidores do tribunal, destacou o

Regulamentação da Lei das Comunitárias ganha força em Brasília

  PRÓ-REITOR DE ENSINO DA URCAMP INTEGRA COMISSÃO DO COMUNG O pró-reitor de Ensino e reitor em exercício, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira, representa a Urcamp em Brasília para uma semana considerada decisiva para o futuro das Instituições Comunitárias de Ensino Superior do Rio Grande do Sul e do Brasil. Nesta terça-feira, 3, uma comitiva de reitores das