seg, 23 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 21 e 22.12.24

Deputado Ernani Polo protocola projeto que inclui CTGs no programa “Nota Fiscal Gaúcha”

Incentivo permitirá que Centros de Tradições Gaúchas, que mantenham invernadas artísticas com atividades de inclusão social, possam receber recursos do programa NFG mediante apresentação de projetos.

Nesta quarta-feira, 15, o deputado Ernani Polo protocolou na Assembleia Legislativa, em ato realizado no galpão crioulo do parlamento gaúcho, com a presença do presidente do parlamento gaúcho, deputado Gabriel Souza, de representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e também da Frente Parlamentar de Vereadores em Defesa das Tradições Gaúchas, projeto de Lei que prevê alterações no Programa “Nota Fiscal Gaúcha”, visando permitir que Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), que mantenham invernadas artísticas que promovam inclusão social, possam receber recursos do programa NFG.

A proposta foi levada ao deputado Ernani Polo, que desde seu primeiro mandato tem relações muito próximas com o tradicionalismo gaúcho, sendo Conselheiro Honorário do MTG, pelos vereadores que integram a Frente Parlamentar, movimento que reúne vereadores de todo o Rio Grande do Sul.

“Com esta iniciativa estamos buscando dar mais um apoio e incentivo às entidades que se dedicam à preservação de nossa cultura, promovendo a inclusão social através das invernadas artísticas que os CTGs de nosso Estado mantém. São milhares de pessoas envolvidas com o tradicionalismo no Rio Grande do Sul e isto irá estimular a solicitação da nota fiscal após as compras, o que vai também fortalecer o programa”, ressalta o deputado Ernani Polo.

“ A conquista deste projeto é uma iniciativa da Frente Parlamentar dos Vereadores em Defesa das Tradições Gaúchas, que tem objetivo de fortalecer os CTGs, sendo um meio de conseguir recursos para manter suas atividades, sendo aplicado diretamente nas crianças e jovens sem condições a fim de manter vivas nossa cultura e tradição” destaca o vereador Deoli Graff, de lajeado, vice presidente da Frente Parlamentar dos Vereadores em Defesa das Tradições Gaúchas.

“ O MTG é sempre parceiro de causas e motivos que busquem a valorização do movimento e das entidades, ainda mais neste iniciativa que alia a preservação cultural com inclusão social atravás das invernadas artísticas”, ressalta o vice presidente do MTG, Paulo Matuikait.

“As nossas crianças precisam muito deste apoio, pata que possamos mantê-las dentro do galpão, para que não se percam. Tradicionalismo é união e esta iniciativa que visa fortalecer as invernadas vai ao encontro do que pensamos em termos de inclusão” afirma a patrôa do CTG Bento Gonçalves, de Lajeado, Marilda Oliveira.

Participaram também do ato Anibal Ribas, representante da secretaria estadual da agricultura, Leonardo lamachia, Presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça e Matheus Ayres Torres, representante do Piquete da OAB .

Turismo Cultural Farroupilha

Também nesta quarta feira o deputado Ernani Polo protocolou o projeto “CAMINHOS DOS FARROUPILHAS”, que prevê uma rede de rotas históricas e culturais de locais significativos que marcaram a Revolução Farroupilha, como meio de fomentar o turismo cultural no Rio Grande do Sul.