sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

A SENSAÇÃO

Interessante a sensação. A sensação é algo único, pessoal, indescritível, porque não há como colocar em palavras o que sentimos, e além de tudo, ela é efêmera. A sensação pode ser de prazer, de alegria, de tristeza, de raiva, de deslumbre, de incompetência, de incapacidade e são tantas que corro o risco de ao enumerá-las, esquecer alguma. A sensação é tão pessoal, que por mais que queiramos compartilhá-la naquele momento, não tem como. Eu disse naquele momento, porque por ser sensação, ela é volátil, mutante, se esvai e logo, logo fica apenas uma tênue lembrança que acaba se perdendo no universo da vida.
Se eu fosse colocar que a sensação de impotência é a pior, o leitor poderia dizer: depende do momento! Posso citar inúmeros momentos de impotência que dá vontade de a gente ir direto falar com Deus e dizer: e aí, meu Amigo, não vais fazer nada? Meu filho (a), minha amiga (o) está sofrendo, por favor, me ajuda! Por favor, dá um jeito, eu não posso fazer nada!
Ou a sensação plena de ter realizado seu trabalho, e como dizem os americanos: dei o melhor de mim e não fui reconhecido. Ou a sensação do abandono, pais abandonando filhos, maridos deixando as esposas com os filhos e achando que pagando a pensão já estão cumprindo com o seu papel. Gente, que horror! O homem é diferente da mulher fisicamente, mas e sentimentalmente?
Ou a sensação do sonho. Pode ser um sonho gostoso, daqueles que continuamos a sonhar por um bom momento quando acordamos até cair a ficha que não passou de um sonho, ou um sonho que, aparentemente, queria nos dizer algo, mas que não conseguimos decifrar. Freud diz que quando sonhamos a “nossa polícia interna” se afasta e acabamos colocando no sonho nossos desejos ocultos – palavras minhas, é claro – e quando contamos o nosso sonho ao acordar, a “polícia” já está presente, e por mais que queiramos relatar com fidelidade nosso sonho, ela (a polícia interna) altera o sonho, e nos sentimos impotentes por não conseguirmos transmitir nossa sensação.
E lá se vai nosso encanto do sonho, nossa sensação de prazer se o sonho foi bom; porque se foi ruim, ufaaa…. ainda bem que foi só um sonho!
E a sensação se dissipou.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os

Sorteio da Promoção Amigos da Sorte: TV 50 polegadas é sorteada

Posto Espigão Matriz, [19] – O 1° sorteio da promoção Amigos da Sorte foi realizado na manhã deste sábado no posto Espigão Matriz, com a presença de representantes das empresas participantes Augusto, Feluma, Espigão e Righi. O evento foi animado por um show do cantor Mateusinho Carvalho e uma apresentação do radialista Danúbio Barcelos. Durante o sorteio, foi premiado Saul