Após passar por um momento difícil no início da pandemia, a Associação de Catadores Novo Horizonte comemora o aumento no número de associados, ou seja, catadores para realizarem a coleta nas ruas de Sant’Ana do Livramento.
Segundo a catadora Sara Soares o trabalho está cada vez se desenvolvendo mais. “Nós estava bem dizer, parados, agora com a ajuda do pessoas nós estamos tentando levar para frente e se Deus quiser continuaremos indo para frente”, disse.
A vice coordenadora da Associação de Catadores Amigos da Natureza em Uruguaiana e que também faz parte da Coordenação Estadual e Nacional de Catadores, Maria Tugira disse que o objetivo do movimento é o trabalho coletivo e a organização das associações e cooperativas de catadores e que existe o Comitê Regional, o qual a Associação Novo Horizonte faz parte e por isso está trabalhando junto aos santanense. Tugira finalizou dizendo, “precisamos do apoio da comunidade na separação dos seus resíduos”.
Maria e Sara relataram que ainda não tem o apoio do poder público e que este é de fundamental importância para o seguimento das atividades. Segundo elas, a Associação já procurou a Prefeitura para pedir apoio, entretanto, sem sucesso.