sáb, 28 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 21 e 22.12.24

Sicredi Essência comemora 40 anos

Equipe de Sant'Ana do Livramento. Foto: Divulgação

No ano em que comemora 40 anos, cooperação, confiança, solidez, expansão e satisfação dos associados são as marcas do 1º semestre da cooperativa

O ano de 2021 está sendo marcante para a cooperativa. Neste ano, além dos seus 40 anos, a Sicredi Essência comemora o atingimento da marca de 70 mil associados. “São 70 mil vidas que depositam muito além do que recursos na cooperativa:  depositam confiança. É com o apoio dos associados, que estamos fomentando o crescimento regional e transformando as comunidades”, comemora o presidente da cooperativa, Zeca Menezes.

Além da ampliação do número de associados, a instituição chegou aos R$ 3 bilhões em recursos administrados. Esta é mais uma comprovação do crescimento do Sicredi nas regiões de atuação e representa um aumento de 24% dos recursos, em 6 meses. “Isso é fruto do empenho dos nossos colaboradores, que estão sempre atentos às demandas dos nossos associados, oferecendo consultoria aderente ao perfil de cada um e da confiança que os associados depositam na sua cooperativa”, complementou Zeca Menezes.

Para o diretor executivo, Henrique de Assis, são muitos motivos para comemorar. “Estamos levando a essência cooperativista para cada vez mais pessoas. Desde que a pessoa ingressa na cooperativa, buscamos encontrar as melhores soluções financeiras para a sua vida. Além disso, todos contam com a credibilidade e solidez de uma instituição que administramos com muita responsabilidade”, destacou Henrique.

Foi também no 1º semestre de 2021 que a Sicredi Essência recebeu a maior nota dos últimos anos da NPS, métrica que calcula a satisfação dos associados.  “A cooperativa alcançou o índice de 83,4% na NPS. Esta avaliação demonstra, que mesmo em tempos de muitas mudanças, incertezas e adaptações, a Sicredi Essência priorizou selar um compromisso: o associado está no centro de todas as decisões”, complementou o diretor.

E as conquistas não param por aqui. “Em setembro, a cooperativa fará a abertura das primeiras agências em solo Capixaba, na cidade de Colatina/ES e estaremos retomando também, os atendimentos na cidade de Santa Margarida/RS e em fevereiro de 2022 será a vez de entregar uma nova agência em Barra do Quarai/RS.” concluiu Henrique.

 Impacto do cooperativismo de crédito nas comunidades

O impacto positivo da atuação da cooperativa na região onde atua, acontece não somente em função dos produtos e serviços financeiros, mas também pelo envolvimento com a comunidade por meio de iniciativas sociais. A atuação próxima com associados e com as comunidades, contribui para a expansão do cooperativismo e o desenvolvimento dos municípios. Estudos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encomendada pelo Sicredi em 2020, mostram que o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local.

Para Lorenzoni, as prioridades de 2025 são os gaúchos, a proteção e a reconstrução do RS

Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (26/12), o deputado Rodrigo Lorenzoni fez uma retrospectiva sobre o ano atípico de 2024, falou sobre o aprendizado que os gaúchos vão levar no que se refere à prevenção, proteção e cuidado com o meio ambiente e sobre o que deverá pautar as discussões em 2025. “Uma das tristes constatações é que o poder