qua, 27 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Prefeitura emitirá decreto para regulamentar Semana Farroupilha em Livramento

Segundo a secretária os galpões irão funcionar de acordo com as regras estabelecidas para restaurantes
Foto: Marcelo Pinto/ AP

A um mês e dez dias do esperado 20 de setembro, a secretaria Municipal de Cultura já prepara a programação para a realização de atividades em alusão ao mês farroupilha. Ainda esta semana será emitido o decreto que regulamentará o que será permitido ou não dentro do período dos festejos.

Os eventos terão duas sedes e acontecerão concomitantemente, na Casa Davi Canabarro e na Praça da Estação. Na Casa Davi Canabarro, será realizada as cerimônias de abertura e encerramento da Semana Farroupilha, além da casereada das entidades tradicionalistas. Na casa, foi montado um estúdio para gravação e transmissão das referidas atividades.

Na Praça, em frente ao prédio da antiga estação ferroviária, será montado um palco, com luzes e som, no qual acontecerá diversas realizações de atividades culturais. Artistas de cada entidade tradicionalista farão apresentações.

Na véspera do vinte, dia 19 de setembro, será realizado um drive solidário, onde será reprisado os últimos Desfiles Farroupilhas de Livramento.

“Dentro daquilo que é possível que haja uma organização com cuidado, estamos fazendo, nós não vamos extinguir os festejos farroupilhas”, disse a secretária de Cultura Sandra Pontes.

Segundo a secretária os galpões irão funcionar de acordo com as regras estabelecidas para restaurantes e que o novo decreto deverá regulamentar exclusivamente a Semana Farroupilha em Livramento, uma vez que, um outro publicado pela Prefeita Ana Tarouco, nessa segunda-feira (09), já vedou a realização do desfile.

“O desfile não ocorrerá, porque nós fizemos uma reunião e quem decidiu são aqueles que estão lá na ponta, que entendem que não é possível ainda este ano. Mas terá os jantares, cada um respeitando o plano de contingência”, relatou Sandra.

Quanto a um suspoto “passeio a cavalo pela cidade” a secretária declarou, “o decreto não vai regulamentar. Esse passeio não vai acontecer”.

Reunião com a Portos RS na Comissão de Economia vai ampliar debate sobre hidrovias

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo definiu nesta quarta-feira (27/11), que a reunião requerida pelo deputado Rodrigo Lorenzoni para ouvir o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, terá a participação de lideranças ligadas aos segmentos econômicos e entidades do setor de hidrovias. Rodrigo avaliou como positiva a destinação de recursos do Fundo de Recuperação do Estado da