qui, 10 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Transporte coletivo e estacionamento rotativo devem sair no início de 2022

Segundo o vice-prefeito Evandro Gutebier, os processos devem iniciar no ano que vem
transporte coletivo foto Yuri Cardoso/AP

As duas licitações mais esperadas pela comunidade santanense devem sair do papel, mais tardar início do ano que vem, segundo afirmações feitas pelo vice-prefeito Evandro Gutebier (Republicanos) em entrevista à RCC FM, na última quarta-feira (04).

Em referência ao estacionamento rotativo, Evandro afirmou: “ela (a licitação) sai no início do ano que vem”.
Concomitantemente, a licitação do transporte coletivo urbano também avança a passos largos de acordo com Gutebier que afirmou que “já se está se trabalhando na licitação e, até o final do ano, início do ano que vem, ela sai”.

Para a Prefeitura, é evidente que o processo licitatório vai ser benéfico para a qualidade do transporte, mas o Republicano destacou que, na sua opinião, quando a nova licitação surtir seus efeitos, o valor da tarifa deve aumentar. “Todo mundo se queixa: tarifa isso, tarifa aquilo, quando nós fizermos a licitação, eu, particularmente, acredito que vai subir, pois nós precisamos de um transporte melhor, automaticamente teremos, uma lógica de quanto melhor, mais caro tu pagas”, pontuou.

No início do mês de junho aconteceu, na Secretaria Municipal da Fazenda, uma reunião para tratar de estacionamento rotativo, onde a documentação dos últimos processos foram colocadas em análise. De acordo com o procurador Geral do Município, Felipe Vaz, o executivo estava verificando quais falhas ocorreram no decorrer do processo que não teve sucesso na primeira tentativa. “Nós analisamos que as empresas litigaram e acabou trancando todo o procedimento, então para não correr algum risco, nós estamos fazendo essa análise de possíveis erros que ocorreram para que não se repita”, explicou Vaz. Na ocasião, o procurador-geral, também mostrou o interesse de visitar outros municípios, como exemplo de estacionamento rotativo para aplicar em Livramento.

Primeiro ciclo de lançamentos de Liberdade Ameaçada, de Rodrigo Lorenzoni, encerrou em Brasília

Nesta quarta-feira (09), em Brasília, a Livraria Leitura do Shopping Pátio Brasil realizou sessão de autógrafos com autores de Liberdade Ameaçada – Propostas contra o avanço do autoritarismo no Brasil, de Rodrigo Lorenzoni, com textos de 12 diferentes autores. Além de Rodrigo, que preside na Assembleia do RS a Frente Parlamentar da Liberdade Econômica e do Livre Mercado e a

TRIBUNAIS DE CONTAS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Artigo escrito pelo ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola – Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul:   Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil avançou, no plano institucional, não apenas com o estabelecimento de direitos e garantias fundamentais, mas na conformação de um projeto de Nação balizado pelos marcos precisamente delineados no mesmo Estatuto. Esse