A Brigada Militar realizou, nessa semana, o Curso Regional da Capacitação da Patrulha Maria da Penha para 24 policiais militares que representam 12 municípios da Fronteira Oeste. A capacitação teve duração de quatro dias, com a finalidade de capacitar os policiais militares para atuação na Patrulha Maria da Penha, em vários municípios da região, de forma a ampliar o atendimento das mulheres vítimas de violência.
De acordo com a coordenadora regional da PMP, major Karla Incertti, as instruções do curso buscam aprofundar o conhecimento sobre os conceitos, doutrina e jurisprudência relacionados ao tema da violência doméstica e familiar contra a mulher, da legislação e das normas institucionais que estabelecem o modo de atuação da Patrulha.
O capitão Rodrigo Fontoura de Oliveira, de Santa Maria, é o responsável por ministrar o curso acompanhado da soldada Luciane Pereira Pires, do 2º RPMon, na condição de monitora. De acordo com o capitão, fazem parte do roteiro da capacitação, a apresentação de diversas dinâmicas para os policiais. “Foram desenvolvidas várias dinâmicas, apresentação da legislação, trabalhos em grupos, em duplas aonde os policiais militares possam apresentar sua percepção sobre a legislação, sobre o tema e as suas experiências. A importância do curso é qualificar o efetivo, de forma que eles saibam dar o melhor andamento possível, fazer o acolhimento daquela mulher que está sendo vítima de violência em sua residência, de forma que eles possam confortá-la e dar encaminhamento legal da ocorrência”, destacou capitão Rodrigo.