A companhia aérea Azul começou a operar voos para oito novos destinos do interior do Rio Grande do Sul e a Fronteira da Paz permaneceu fora desta lista até Porto Alegre. A linha que faria a ligação com a Fronteira da Paz foi deslocada para Alegrete, pois Livramento não possui aeroporto próprio. Desde o início da pandemia, as linhas aéreas do Uruguai estão fechadas para viagens comerciais com o Brasil devido à Covid-19. Só podem entrar no país estrangeiros residentes no Uruguai, uruguaios e pessoas que possuem autorização especial do governo ou por algum motivo particular.
De acordo com o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional, deputado estadual Frederico Antunes (Progressistas), a falta de aeroporto foi o único impeditivo para a volta dos voos para a cidade. “É difícil de entender por que Livramento não tem aeroporto. Nós usamos sempre o aeroporto de Rivera, como nós tivemos o fechamento por causa da pandemia, estamos impedidos de usar a programação dos voos que tem que acontecer com antecedência. Com estes voos, oito novas cidades terão ligação com a capital, assim ficaremos com 12 cidades”, destacou Antunes.
O deputado reiterou que enquanto não houver condições da pista de Rivera voltar a ser utilizada, o Estado ficará na situação que está. “Assim que tivermos condições de usar a pista de Rivera, a Azul já manifestou o interesse de voltar a voar Sant’Ana do Livramento e Rivera”, pontuou.
Além de Alegrete, o municípios de Canela, Erechim, São Borja, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Vacaria e Bagé também tiveram o retorno de seus voos. Nesta retomada das ligações com a capital gaúcha, Vacaria, Alegrete, Bagé, Erechim, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e São Borja terão a opção do modal aéreo três vezes por semana. A cidade de Canela contará com um voo diário para Porto Alegre.