Um homem foi preso na noite desta quinta-feira (05), pelo crime de abigeato praticado na região do Upamaroty. Ao todo, 12 terneiros fora subtraídos do Estabelecimento Santa Luiza, de um conhecido produtor local, localizado no Rincão dos Ribeiro, zona rural de Sant’Ana do Livramento.
Conforme apurado pela Reportagem do Jornal A Plateia, os animais, que puderam ser identificados por que um dos bovinos, possuía a marca do produtor proprietário dos animais, foram encontrados, já dentro do estabelecimento do acusado.
A ocorrência não chegou a ser feita na polícia civil, pois de acordo com a informação chegou por volta das 16h e a Brigada Militar, o proprietário passou as informações pertinentes à guarnição, que encaminhou a patrulha responsável pelo combate ao crime de abigeato, juntamente com a Força Tática para atender a solicitação do morador do Rincão dos Ribeiro.
O homem preso é considerado um dos maiores abigeatários região, tinha várias ocorrências registradas pela pratica do crime de roubo de gado e já estava na mira da polícia, e hoje foi preso e em flagrante, fato que agrava o delito, onde além dos animais, foi apreendido com o acusado, um revólver calibre .38 e uma arma branca.
De acordo com Cap. Dalcol, essa foi uma ação positiva da Brigada Militar e demais forças de segurança, todas elas, segundo ele, imbuídas em estancar o crime, dando uma resposta a população.
“Foi uma prisão muito importante pra Brigada, nós estamos há um bom tempo agindo fortemente contra o crime de abigeato, pois é muito difícil nesse tipo de crime, fazer a recuperação de animais vivo e hoje, o suspeito foi preso em flagrante delito, o que é muito difícil de acontecer nesses casos, em virtude da grande extensão territorial na fronteira oeste, mas pra nossa sorte, as informações foram passadas de forma acertada e as guarnições lograram êxito nessa prisão”, destaca Cap. Dalcol.