O número de acidentes de trânsito vem crescendo, em Sant’Ana do Livramento, e os coletores de lixo estão cada vez mais inseguros para desempenhar suas funções diárias nas ruas da cidade. “A gente pede a conscientização da nossa comunidade para quando o caminhão estiver com sinal alerta ligado e os rapazes estiverem trabalhando para conseguir o pão de cada dia para suas famílias, os motoristas tomem cuidado”, relatou o coordenador da empresa Ansus, Fernando Ruisdias.
Na tarde da última quarta-feira (21), um trabalhador da empresa foi atropelado enquanto trabalhava na rua Duque de Caxias, no centro de Sant’Ana do Livramento. No momento em que o coletor foi atravessar a via de uma calçada a outra, acabou sendo atropelado por uma motocicleta Biz uruguaia. O funcionário desmaiou, mas foi levado pelo SAMU à Santa Casa de Misericórdia já acordado. O condutor da moto foi conduzido ao Pronto Atendimento Médico para a realização de exames e posteriormente à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência.
A motorista do caminhão de coleta, Luciana Rodrigues reforçou o pedido para os condutores terem cuidado com seus colegas. “Volta e meia eles quase são atropelados, pois as pessoas não respeitam. Eles estão trabalhando, são seres humanos. Porque se o caminhão está em uma via com o sinal alerta ligado é porque os coletores vão sair de algum lado, estão em alguma lixeira e vão atravessar, ou estão na via, na frente ou atrás, e as pessoas têm que diminuir a velocidade” e finalizou: “eles têm família, eles querem ir para casa, como todo mundo”.
O inspetor de trânsito Fernando Reppetto fez um alerta aos motoristas que avistarem caminhões de coleta de lixo. “O caminhão tem a sinalização amarela, então todas as vezes que as pessoas visualizarem os veículos em serviço, devem sempre procurar diminuir a velocidade, pois as sinalizações podem ser vistas de longe. Justamente porque ali têm trabalhadores subindo e descendo do caminhão e atravessando a via, então é uma obrigação do condutor quando se aproximar deste tipo de veículo, diminuir a velocidade”.
Reppeto também destacou que Sant’Ana do Livramento tem registrado uma alta no índice de acidentes envolvendo motocicletas e finalizou: “falta a prática da direção defensiva”.