Instituto Geral de Perícias (IGP/RS) órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública comemora, neste sábado (17), seu 24º aniversário.
O IGP foi criado como órgão autônomo de Segurança Pública do Estado, pelo Art. 124 da Constituição Estadual, promulgada em 1989. Na época, a instituição se chamava Coordenadoria-Geral de Perícias. Com a Emenda Constitucional 19, no dia 17 de julho 1997, o IGP passou a ter a atual nomenclatura e a data, marca o aniversário da instituição.
São órgãos de execução do IGP, sob a coordenação da Supervisão Técnica, o Departamento de Criminalística (DC), o Departamento Médico-Legal (DML), o Departamento de Identificação (DI) e o Laboratório de Perícias (LP).
O IGP é um dos órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública, ao lado da Polícia Civil e da Brigada Militar, ao qual compete, além de outras atribuições, especialmente, as perícias médico-legais e criminalística, os serviços de identificação e o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de atuação.