A prefeita Ana Tarouco (DEM) recebeu das mãos do assessor do deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL) o documento que confirma a destinação de R$ 2.834.874,00 para a compra de um tomógrafo de 64 canais para a Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento. O recurso é referente a uma emenda parlamentar destinada por Sanderson que ficará disponível ainda neste ano junto ao Fundo Nacional de Saúde.
Para que a Santa Casa receba o recurso é necessário o cadastramento de uma proposta junto ao Portal do Ministério da Saúde, no sistema de gerenciamento de objetos e propostas, ainda neste ano. Se tudo correr dentro do esperado, a licitação ocorre na sequência. Enquanto isso, o hospital já trabalha na reforma física do que vai chamar de “Centro de Serviços de Imagens” que a nova gestão da Santa Casa apresentou no início do ano. “Será um Centro de Serviços que vai permitir que a Santa Casa e o Município prestem melhores serviços de forma direta e não através de terceirizados, o que desonera os custos e permite a ampliação dos serviços”, explicou a prefeita.
Segundo o Executivo, esta é a primeira vez, em dez anos, que um recurso desta magnitude é encaminhado para a Santa Casa. “É resultado da nossa ida a Brasília e a nossa articulação com o deputado Sanderson. Há 10 anos o município não recebia um valor expressivo como este para permitir um avanço significativo na prestação de serviços à população. Em um momento de crise sanitária, com a queda de recursos da Covid neste ano, sermos alcançados com uma verba dessa monta é extraordinário”, detalhou Ana Tarouco.
A futura aquisição do tomógrafo irá alcançar independência ao Município, que hoje faz os exames de tomografia fora da cidade, e ao hospital, gerando uma economia de R$ 30 mil por mês para a instituição. “Atualmente o serviço é terceirizado e o preço, repassado pelo governo federal via tabela Sus, não cobre. No momento em que a cidade dispõe de equipamento próprio, este custo reduz consideravelmente permitindo, inclusive, a ampliação das receitas”.
Também, ao longo da semana, a prefeita conversou pessoalmente com a secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann. No encontro, ela solicitou e garantiu a disponibilização de uma ambulância para a cidade que deve estar disponível já na próxima semana, até que chegue a UTI móvel que o município deve adquirir. Além disso, Tarouco e Arita falaram sobre o projeto da nova base SAMU, que foi apresentado ao líder do Governo, deputado Frederico Antunes (Progressistas) um dia depois que a usina de oxigênio foi reativada no hospital. “O tomógrafo, assim como a usina e a endoscopia, vão permitir que o município disponha e titularize a prestação de mais serviços à população. Existem novos passos que a Santa Casa e o Executivo, através de um Comitê de Crise devem dar, que estão sendo projetados em um planejamento estratégico”, acrescentou a prefeita.
Justiça determina que Câmara vote o projeto que cria a Guarda Municipal em Livramento
Decisão diz que vereadores não são obrigados a aprovar o texto, mas não podem arquivá-lo sem a devida apreciação