Acontece na próxima semana a finalização do projeto Fronteira da Paz – Oficinas Audiovisuais Kino Kaos (Direção, Roteiros e Produção Executiva). Nesta etapa de encerramento, os oficineiros vão debater ideias e argumentos para documentários em processo. Produzido pela JB Empresa Jornalística, o projeto contou com oficinas audiovisuais organizadas pelo jornalista, diretor e roteirista Omar de Barros Filho com a participação virtual do público das cidades de toda a região da Campanha e Fronteira Oeste.
“Quando imaginei o projeto não pensava que tão rapidamente a ideia iria se materializar em plena pandemia e em meio a mais uma crise estrutural do cinema brasileiro. A parceria com Antônio Badra e com a JB, de A Plateia, de Sant’Ana do Livramento, tornou possível a realização do projeto”, disse Omar destacando que a oportunidade logo apareceu quando da divulgação do edital Criação e Formação de Diversidade às Culturas, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Governo do RGS e a Fundação Marcopolo, entidade selecionada em processo de Chamada Pública no ano passado. O recurso utilizado foi da Lei Aldir Blanc.
Para a tutoria final, Omar estará disponível em dois tempos: uma sessão a partir das 10h até às 12h; e outra, no período entre às 16h e às 18h do dia 5 de julho, na próxima segunda-feira. O contato pode ser feito através do e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 9253.0887.
Já o ator, diretor, dramaturgo e roteirista João Luís Martínez estará disponível para a tutoria da Oficina de Roteiro de Documentário na terça-feira, 06 de julho, das 10h às 12h e das 16h às 18h, pelo e-mail [email protected] ou pelo fone/whatsapp (51) 983 515 199. “Foi uma ótima oportunidade de expor um amplo panorama do tema, de forma
simultânea, para um público interessado. Para mim, que ministro cursos de roteiro há 15 anos, foi uma experiência única e estimulante”, afirmou João Luiz.
Na quarta-feira, 07 de julho será o dia da diretora de produção, produtora executiva e controller Rosane Furtado estar disponível para a tutoria de Produção Executiva, das 10h às 12h, pelo e-mail [email protected] ou pelo fone/whatsapp (51) 99147-7783. “Participar como palestrante da oficina Kino Kaos foi uma experiência que recompensou muito, já que se pode mostrar a importância da produção projetada e elaborada para o sucesso da realização de um filme. Todos falam que Produção é tudo a mesma coisa. As pessoas esquecem que cada área de atuação tem as suas especificações. Sendo que o cinema engloba a todas elas”, frisou.