qui, 26 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 21 e 22.12.24

Ex-deputado apela para que INSS suspenda exigência de prova de vida para aposentados

Telmo Albuquerque comemorou os 85 anos no dia 19, foi internado dois dias depois e morreu na sexta-feira Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

Depois de perder o pai para a covid-19, Beto Albuquerque alerta para riscos a que idosos são submetidos

Abalado com a morte do pai, Telmo Lopes de Albuquerque, 85 anos, vítima da covid-19, o deputado Beto Albuquerque (PSB) faz um apelo ao INSS e um alerta para quem tem idosos na família:

– É preciso suspender imediatamente essa exigência de os aposentados irem aos bancos para provar que estão vivos. Meu pai foi fazer a prova de vida e encontrou a morte. É uma crueldade o que o governo está fazendo com os velhinhos.

Depois de mais de um ano com a prova de vida suspenda, o INSS retomou a exigência, o que obriga os aposentados a irem até uma agência bancária temendo o corte no benefício. Quem tem mais de 80 até pode solicitar a presença de um funcionário do INSS em sua residência, mas poucos aposentados sabem disso ou dominam a tecnologia para fazer o agendamento pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS. A outra opção é fazer uma procuração, mas isso exige que a pessoa vá até um cartório assinar o documento.

De qualquer forma, há milhões de aposentados com menos de 80 anos que não têm alternativa senão ir a uma agência bancária e enfrentar filas, porque os bancos estão operando com capacidade reduzida. O próprio INSS está com parte dos servidores em home office.

– Se o governo não tem sensibilidade, que o Ministério Público ou a Defensoria Pública tomem uma iniciativa para suspender essa exigência até que pelo menos 70% da população esteja vacinada.

A mãe de Beto, Vanir Teresinha Turra Albuquerque, 82 anos, que nem é aposentada, acompanhou o marido até a agência bancária, a três quadras de casa, contaminou-se e está internada em estado grave no Hospital de Clínicas de Passo Fundo, com mais de 50% da capacidade pulmonar comprometida.

Embora Telmo e Vanir já tivessem sido vacinados com as duas doses, a segurança só é atingida quando quando mais de 70% da população está imunizada.

Bosque da saudade 

Quando foi candidato a governador, o prefeito de CanoasJairo Jorge, plantou uma árvore em cada um dos 497 municípios que visitou em campanha eleitoral ou antes da convenção partidária. Agora, Jairo decidiu plantar árvores para fazer um memorial no Bosque da Saudade em homenagem às vítimas da covid-19, em Canoas.

O plantio das 1.500 árvores, representando cada uma das pessoas que morreu no município até agora, deveria ter começado no sábado, por 15 famílias de vítimas, mas a chuva obrigou a prefeitura a transferir o ato simbólico para terça-feira (29).

O ato faz parte das atividades que marcam os 832 anos de criação do município de Canoas.

FONTE: GAUCHAZH

Homem é preso por tentativa de feminicídio

Um homem de 34 anos foi preso na segunda-feira, 23 de dezembro, por tentativa de feminicídio contra a ex-companheira. A Polícia Civil, por meio dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após representação da autoridade policial, cumpriu a prisão preventiva. O crime ocorreu no dia 19/12, no bairro Prado. A vítima já havia registrado outras ocorrências e possuía medidas

Idosa é conduzida para a DPPA após denúncia de maus tratos

Na tarde desta segunda-feira, 23 de dezembro, a Polícia Civil, através dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após denúncia de maus tratos envolvendo um cão, dirigiu-se a uma residência na Vila Kenedy, onde foi constatado que o animal estava sedento, desnutrido e em local sem limpeza adequada. A proprietária do animal, pessoa idosa, alimentou o animal e comprometeu-se