sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Utilização da bandeira da Unipampa em ato contra Bolsonaro causa polêmica

No início dessa semana, os vereadores Felipe Torres (DEM) e Maurício Galo Del Fabro (Progressistas) entregaram um ofício no Campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em Sant’Ana do Livramento questionando o uso da bandeira da instituição em uma manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro denominada “Vacina no braço, comida no prato e fora Bolsonaro”, ocorrida no sábado (19), no Parque Internacional.
De acordo com os vereadores Galo e Felipe, a resposta da Unipampa será analisada pelos seus departamentos jurídicos e após serão tomadas as devidas providências. “Nós queremos uma resposta oficial. Queremos que o diretor formalize, que depois vamos tomar, conforme as respostas dele, outras providências”, declarou Felipe.
“Uma bandeira que diga Unipampa, nós já sabemos que a universidade está sendo representada. Por quem? Quem autorizou? Como pode estar ali? Querendo ou não, a instituição é de todos os brasileiros, e não de um grupo político. Todos pagamos impostos, queremos isenção, imparcialidade, impessoalidade, não pode se tornar rotina e costumeiro visualizar a bandeira da Unipampa em manifestos políticos de esquerda”, declarou Galo.
O diretor da Unipampa, Alexandre Xavier, esclarece que a direção do campus foi surpreendida com a entrega do documento na sede do campus e com a postagem dos vereadores no Facebook solicitando explicações. “A Unipampa não foi representada por nenhum servidor público neste ato. A Unipampa possui aqui no campus duas bandeiras oficiais feitas em tecido bordado que integram o patrimônio da Universidade. A sua utilização oficial deste, ou de qualquer outro bem que integre o seu patrimônio, é exclusivo para utilização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, que são autorizadas pelo Conselho do Campus em eventos oficiais da própria Unipampa, atendendo as finalidades institucionais. Ninguém foi autorizado a usar o nome e o símbolo da Unipampa para realizar atos suprapartidários ou qualquer tipo de tomada de posição sobre questões político-partidárias”, afirmou Alexandre Xavier. O Conselho Universitário (CONSUNI) da Unipampa, publicou na sexta (25), uma moção de repúdio contra as declarações feita pelos vereadores.
Procurados, Yuan Baltazar e Rodolfo Sales, representantes discentes no Conselho Superior Universitário da Unipampa, no Conselho de campus e membro do Movimento Estudantil Marielle Franco, afirmaram que os estudantes universidade estavam no ato junto com outros grupos e instituições da sociedade, “por motivos compreensíveis”. “É mais do que justificável a presença da nossa bandeira da Unipampa no nosso ato. Não é questão de ideologia ou de opinião e sim as mais de 500 mil mortes por Covid-19, os milhões de brasileiros na pobreza e sem emprego, por conta de um governo irresponsável, além dos cortes orçamentários significativos sofridos neste momento. É muito delicado ver os próprios legisladores, que deveriam estar defendendo a instituição, não só pelo polo econômico que ela representa, mas por estarem atacando uma instituição pública, que muito tem contribuído para a sociedade santanense”.

Acidente com mortes

Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF. Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido

Informações da missão no Japão liderada pelo Governador Eduardo Leite!

Civilidade, respeito, organização….. Alguns de tanto outros atributos dos Japoneses…. Quando em um dia de chuva, você observa numa rua sem trânsito de carros, todas as pessoas paradas esperando abrir o sinal de pedestre para elas atravessar, você se dá conta o nível de educação e disciplina do povo….. É isso é uma regra geral em todo país…. São por