Dando continuidade à série de boas novas envolvendo a Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento, a prefeita Ana Tarouco (DEM) apresentou ao líder do governo do Estado na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (Progressistas), o projeto para a construção de uma base do Samu em uma área ainda não construída no terreno do hospital.
A ideia, segundo a prefeita, é fazer a construção de um novo prédio nos fundos da Santa Casa, em um investimento aproximado de R$ 450 mil. “Nessa retomada de credibilidade, entregamos ao deputado essa ideia para a construção do prédio com recursos do Governo do Estado”, detalhou Ana.
O projeto de base descentralizada tem infraestrutura que garante tempo-resposta de qualidade e racionalidade na utilização dos recursos do Samu. “Estamos marcando na semana que vem com a secretária de Saúde, Arita Bergmann, para começarmos a trabalhar para viabilizar recursos necessários para essa construção”, destacou Antunes.
BOAS NOVAS
O hospital começou, nessa semana, o pagamento das rescisões de 92 funcionários demitidos desde o início de 2021. O pagamento é por ordem alfabética. A medida é histórica, já que nos últimos anos, o hospital não realizou o pagamento de rescisões. A efetivação do débito deve acontecer por causa do aporte de recursos realizado pela Câmara Municipal, que destinou suas emendas impositivas para outros gastos hospitalares.
USINA DE OXIGÊNIO
Desde que desativada, no ano de 2009, há duas semanas a usina de oxigênio do hospital voltou a funcionar e está na fase de testes a fim de ser reativada totalmente. “A princípio nos dará um suporte significativo, haja vista que, de fevereiro a maio triplicou o consumo de oxigênio”, declarou a diretora Leda Marisa. Hoje, a Santa Casa paga mais de R$ 100 mil por mês. A partir da utilização dos equipamentos economizará mais da metade desse valor.
ENDOSCÓPIO
Nos próximos dias, a Santa Casa está habilitando uma área para colocar em funcionamento o endoscópio, criando um setor de diagnóstico de imagem. O equipamento que desde 2014 está parado, permitirá a realização de exames que até então são realizados em cidades próximas. “Estamos trabalhando, a área já está sendo preparada”.