sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Jornais do interior ampliam audiência no RS

Adição dos portais regionais rompe fronteiras e fortalece os veículos de comunicação nas suas regiões de atuação
(Foto: Eduardo Tessler )

A pandemia do coronavírus forçou uma nova realidade nos hábitos e comportamentos da sociedade. Neste contexto de mudança, as mídias sofreram transformações nunca antes experimentadas, em um curto espaço de tempo. Com isso, a relevância e a responsabilidade dos veículos de comunicação aumentaram, sobretudo, dos locais. “Com o impacto direto sobre todos nós, a pandemia criou a necessidade de obtermos informações locais, sobre nossa cidade, nosso bairro, nossa rua”, observa o presidente da Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS), Adair Weiss.
Ele relembra as dificuldades dos jornais impressos de se mostrarem relevantes e influentes antes da pandemia, quando muitos achavam que os impressos acabariam. “Hoje, as pessoas podem até entrar pelas redes sociais, mas procuram nossos jornais e portais o tempo todo para checar. Elas querem confirmar, saber e entender o micro, o local, o serviço prestado em cada cidade ou comunidade. Com isso, nossa responsabilidade se amplia e confirma a credibilidade dos jornais. A sociedade retoma sua percepção sobre a importância destes veículos para a articulação e crescimento locais”, conclui.
A informação é corroborada pelo jornalista e consultor de meios de comunicação, Eduardo Tessler, que tem dedicado os últimos anos para compreender o fenômeno da transformação. Ele também percebe a retomada das mídias regionais e locais. “A população precisa de fontes mais confiáveis e mais próximas. É muito mais lógico eu ser de Lajeado ou Santa Maria e confiar nos jornais da minha cidade do que acreditar nesses tantos sites que surgiram, sabe-se lá, de onde e que frequentam grupos nas redes sociais”, salienta.

Nicho de atuação

Tessler ressalta que o crescimento dos meios regionais é um movimento verificado em todas as partes, mas alerta ser necessário estes veículos de comunicação perceberem qual o seu nicho de atuação para não perderem audiência. Por isso, não basta replicar conteúdos nacionais e estaduais sem trazer o reflexo local destas notícias. “Ainda se vê o erro de jornais de uma cidade de 50, 100 mil habitantes querendo falar de Brasília ou do Flamengo. Não quer dizer que o Governo Federal não é importante, mas tem de entregar a informação mastigada, com o viés necessário para aquele povo daquela localidade”, pontua.
Um dos exemplos da expansão da audiência é o próprio Jornal A Plateia. Com a modernização do portal, utilização das redes sociais e demais mídias integradas, o portal A Plateia chega a alcançar mais de 170 mil usuários por mês. Pessoas do mundo inteiro, mas principalmente internautas locais acessam a plataforma que tem conteúdo aberto.
Ainda que o impresso entregue conteúdo exclusivo e represente o maior faturamento, é o portal que registra o maior alcance. “Unificamos e ampliamos a forma de entrega de conteúdo a quem nos acompanha, isso melhora o serviço que prestamos e a entrega aos nossos parceiros”, observa o editor-chefe do Jornal A Plateia, Rodrigo Evaldt.
O online e impresso agregados ao rádio e demais revistas impressas permitem impactar o público em diferentes formatos e plataformas. Atualmente, o Grupo A Plateia conta com o jornal semanal, a rádio RCC FM e a TV A Plateia.

Acidente com mortes

Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF. Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido

Informações da missão no Japão liderada pelo Governador Eduardo Leite!

Civilidade, respeito, organização….. Alguns de tanto outros atributos dos Japoneses…. Quando em um dia de chuva, você observa numa rua sem trânsito de carros, todas as pessoas paradas esperando abrir o sinal de pedestre para elas atravessar, você se dá conta o nível de educação e disciplina do povo….. É isso é uma regra geral em todo país…. São por