qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

CPI do Manoela não decola por falta de quórum

A primeira reunião da CPI do Manoela não teve quórum suficiente para acontecer. O encontro estava marcado para essa sexta-feira (25) e deliberaria a relatoria e o plano de trabalho para iniciar as oitivas. Como não havia vereadores suficiente, a sessão foi adiada para o dia 02 de julho. Estavam presentes apenas o presidente Felipe Torres (DEM), vereador Aquiles Pires (PT) e o vereador Elso Alvienes (PSC). O presidente da comissão se disse indignado pela ausência dos colegas.
A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento instaurou a CPI com a finalidade apurar e investigar, em maior abrangência, possíveis irregularidades no Loteamento Manoela por parte da Cooperativa Inovar e agentes públicos.
Embora o requerimento tenha sido protocolado no dia 21 de maio, recém essa semana a comissão foi constituída. Isto porque, inicialmente, o Legislativo registrou falta de quórum por dois dias consecutivos, logo após a secretaria da Casa não conseguiu abrir arquivos em vídeos anexados no requerimento e, por fim, com esses impasses solucionados e o requerimento pronto para sua leitura e votação, o presidente da Câmara, vereador Enrique Civeira (PDT), por sua vez, pediu um parecer jurídico sobre a matéria, mas o Procurador estava em férias, portanto esse parecer foi emitido apenas no retorno do jurídico da casa legislativa, o que aconteceu semana passada, causando assim atraso de um mês na leitura do documento e a constituição da comissão.
A Comissão Parlamentar de Inquérito será constituída pelos seguintes vereadores indicados pelas suas respectivas bancadas: Felipe Torres (DEM), Maria Helena (PDT), Cleber Custódio (PDT), Aquiles Pires (PT), Leandro Ferreira (PT), Lídio Mendes Melado (PTB), Gilbert Gisler Xepa (PSB), Romário Paz (MDB), Maurício Galo Del Fabro (Progressistas), Elso Leonel Alvienes (PSC) e Jovani Romarinho (Republicanos).
Segundo o regimento interno da Câmara, o primeiro vereador signatário do requerimento que institui a CPI, será automaticamente o presidente. Neste caso, a comissão será presidida pelo vereador Felipe Torres (DEM). A relatoria dos trabalhos ficará a cargo de um dos membros da Comissão. O relator tem como dever apresentar um parecer final sobre a questão tratada pela comissão.
Proponente da CPI, Felipe destacou a importância de seu cargo e sua principal prerrogativa que é fiscalizar, “essa Casa (a Câmara) precisa tomar uma atitude […] são denúncias graves e deverão ser apuradas, está cheirando a coisa muito séria”.

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025