qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Secretária Gabriele Fernandes não comparece em depoimento da CPI

A justificativa de ausência na oitiva foi um atestado médico por problemas de pressão
Secretária Gabriele Fernandes (Foto: Marcelo Pinto/AP)

A secretária municipal de Assistência e Inclusão Social, Gabriele Fernandes, estava convocada para prestar depoimento quinta-feira (17), na última oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga uma suposta distribuição de alimentos vencidos pela SMAIS, mas não compareceu.
Aberta a reunião, o relator da CPI, vereador Dagberto Reis (PT), leu um ofício encaminhado pela prefeita Ana Tarouco (DEM) para a comissão. O documento alegava que a secretária Gabriele Fernandes não iria comparecer a oitiva por problemas de saúde, uma vez que o atestado médico anexado relatou uma alta na pressão arterial, além de estresse, amparando a secretária a um afastamento de três dias.
Gabriele já foi prestar depoimento em outra oitiva, onde afirmou que os responsáveis haviam sido exonerados das suas funções, após denúncias de distribuição de alimentos vencidos, porém, no dia da afirmação da secretária, os servidores ainda estavam cumprindo com suas funções, conforme denúncia realizada pelo vereador Enrique Civeira (PDT). Após o registro feito pelo pedetista, Dagberto solicitou que a secretária fosse convocada a prestar depoimento novamente.
“Em face de todas as contradições que tem sido colocada em relação as respostas da própria secretária de Assistência Social, eu solicito que a secretária Gabriele Fernandes seja novamente convocada a prestar depoimento nesta CPI, até para que a gente possa elaborar o nosso relatório que já está se encaminhando para suas conclusões”, requereu o relator.
A presidente da CPI, vereadora Maria Helena (PDT), colocou em votação a nova convocação da chefe da pasta para esclarecer e comprovar com documentações se houve, ou não, essas demissões ou realocações de funcionários. O requerimento foi aprovado por unanimidade entre os membros.
“Já foi pedido pela terceira vez o documento que comprove as exonerações. Já que teve nesta Casa uma denúncia e isso foi falado na tribuna pelo presidente desta Casa, que naquele dia, quando ela fez essa afirmação, os funcionários continuavam trabalhando nos locais”, relatou Maria Helena.
Os funcionários públicos em questão, segundo a vereadora Maria Helena, seriam os “servidores que trabalhavam no local onde é feita a conferência e organização das mercadorias que chegam na secretaria, para formação de cestas básicas, eles eram responsáveis, inclusive por verificar as datas de vencimento e qualidade dos alimentos”.
Diante do ocorrido, os vereadores deliberam a nova convocação da secretária para o próximo dia 24 de junho, às 09h30. Posteriormente a isso, será feito o relatório final do inquérito pelo relator e deliberado entre a comissão.

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025