Os futuros de ações dos EUA operam em alta, enquanto as recém abertas ações europeias tentam reduzir as perdas, estimuladas pela surpreendente virada agressiva do Federal Reserve na semana que passou.
Os contratos no S&P 500 avançam depois de passar a maior parte da sessão no vermelho. O Índice Stoxx 600 pouco mudou e o ouro se estabilizou. O petróleo WTI vai sendo negociado a cerca de US $ 72 o barril enquanto as negociações entre as potências mundiais e o Irã se arrastam, potencialmente atrasando o retorno das exportações iranianas.
Os investidores estarão prestando muita atenção às aparições desta semana de representantes do Fed, incluindo o presidente Jerome Powell, para obter mais orientações sobre um possível cronograma para reduzir as compras de ativos. Na semana passada, as autoridades aceleraram o ritmo esperado de aperto das políticas em meio ao otimismo sobre o mercado de trabalho e às preocupações com as pressões de preços na recuperação da pandemia.
As criptomoedas recuaram, prejudicadas por uma piora geral do sentimento dos investidores, bem como pela repressão em curso da China à mineração de Bitcoin e a perspectiva de regulamentações mais rígidas em outros lugares.
Por aqui, em meio à nova alta de casos e mortes por covid-19, o Brasil registrou 1.050 óbitos nas últimas 24 horas, segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa neste domingo, 20. O balanço também aponta que a média móvel de novos diagnósticos atingiu o maior patamar desde o dia 1º de abril.
Com a transmissão do vírus em aceleração, a média móvel marca 73.200, o que representa um aumento de 17% em relação há duas semanas. Esse é o maior índice em quase três meses. Em 1º de abril, o indicador foi de 73.993.
A quantidade de pessoas vacinadas com ao menos uma dose contra a covid-19 no Brasil chegou a 63.187.356 neste domingo, 20. O número equivale a 29,84% da população total, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa.
Nas últimas 24 horas, o Brasil aplicou um total de 518.614 doses, sendo 481.273 da primeira e 37.342 do reforço. Na quinta-feira, 17, o País havia registrado recorde de 2.220.845 de doses aplicadas, a maior marca atingida desde o início da vacinação.