Os futuros em Wall Street operam próximos da estabilidade, enquanto as ações europeias registram perdas, após uma recuperação nas ações de tecnologia e nos títulos da dívida americana nesta quinta-feira, com os investidores ainda repercutindo a decisão do Federal Reserve na quarta-feira. O dólar manteve os ganhos e as commodities se estabilizaram após as perdas durante a madrugada.
As ações tiveram ganhos apenas modestos em Hong Kong e Austrália, e caíram no Japão após uma reunião do banco central. Na China, as ações caíram depois que os reguladores dos EUA propuseram o banimento dos produtos da Huawei Technologies e de quatro outras empresas chinesas de eletrônicos.
Os futuros do índice Nasdaq 100 tiveram desempenho superior após uma nova rodada de rotação de ações cíclicas que empurrou o indicador de alta tecnologia para outro recorde. O S&P 500 encerrou a sessão no zero a zero.
O cobre está se encaminhando para sua pior semana desde o início da pandemia e o petróleo opera em queda. Um avanço do dólar nesta semana tornou as commodities precificadas na moeda americana, mais caras, gerando quedas em toda a cadeia.
O iene mudou pouco depois que o Banco do Japão manteve sua taxa básica de juros e disse que estenderia seu programa de apoio à Covid.
Os investidores estão agora debatendo quando o Federal Reserve deve começar a cortar suas compras mensais de títulos, depois que o presidente Jerome Powell sinalizou em sua coletiva de imprensa que os formuladores de políticas estão prontos para discutir a perspectiva. A reunião também mostrou que o banco central deve começar a aumentar as taxas de juros mais cedo do que sua orientação anterior sugeria, com dois aumentos marcados para o final de 2023.
Por aqui, Depois de muitas mudanças no texto e com as atenções voltadas para o prazo apertado de 22 de junho para a caducidade do texto, o Senado aprovou por 42 votos a 37 o texto-base do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 7/2021, proveniente da Medida Provisória (MP) 1.031/2021, que permite a privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América Latina.
Posteriormente, os senadores rejeitaram os destaques, como são chamadas as propostas que visam modificar o conteúdo da MP. Com a conclusão da votação, o projeto retorna à Câmara dos Deputados, que tem até a próxima terça-feira para aprová-lo e remetê-lo à sanção de Jair Bolsonaro. A expectativa é que a sessão na Câmara aconteça já na segunda-feira (21), às 15h (horário de Brasília).
O modelo de privatização prevê a emissão de novas ações a serem vendidas no mercado sem a participação da empresa, resultando na perda do controle acionário de voto mantido atualmente pela União. A projeção é de que o governo reduzirá sua fatia nas ações com direito a voto de 61% para 45%. O aumento do capital social da empresa será por meio da oferta pública de ações.
Nesta quinta-feira o Brasil registrou a aplicação de 2.220.845 doses de vacinas contra a covid-19 nesta quinta-feira, 17, segundo dados reunidos e divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa. Essa é a maior marca diária de imunização desde o início da campanha em janeiro.
No total, 2.088.159 de pessoas receberam a primeira dose e 132.686 receberam o reforço da vacina, necessária para completar a imunização.