Na manhã desta quarta-feira (16), a Diretora da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento, Leda Marisa fez um balanço das internações e procuras para atendimentos referentes ao Covid-19.
Segundo Leda, a procura por atendimento nos últimos três meses, tem sido feita, em sua grande maioria por jovens e homens, e caracteriza que esse momento da pandemia tem atingido principalmente esses grupos.
A diretora também mencionou que os atendimentos feitos no Pronto Atendimento (PA) Covid-19 passa por um momento decrescente em seus atendimentos e que está registrando em média de 45 a 50 atendimentos diários, números significativamente inferiores a alguns meses atrás.
Com referência a UTI Covid, Leda relatou que o hospital não recebeu nenhuma verba para manter os equipamentos: “Nós estamos há 40 dias com essa UTI Covid e até agora não recebemos um real por ela”.
Quanto a uma suposição espalhada nas redes sociais de que o município receberia valores do governo federal por cada óbito registrado, Leda caracterizou como “Fake News” e disse que isso nunca aconteceu e que não há a menor probabilidade de que aconteça.
Sobre os pagamentos dos salários, Marisa reiterou a dificuldade financeira que vive o hospital e contou que irá depositar os salários dos trabalhadores referente ao mês de maio, apenas semana que vem, quando o hospital receber receitas.