Segundo dados levantados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, desde 2010 até 2021 Livramento registrou 116 acidentes com vítimas fatais. Nesse período, 2020 se destacou registrando 15 vítimas fatais em acidentes de trânsito em Livramento.
O levantamento mostra que as ruas com maiores números de acidentes foram: 13 de Maio, em seguida a avenida Tamandaré, após a rua dos Andradas, na sequencia João Goulart e por fim, a rua Dom Pedro II.
De acordo com os números, nesses 11 anos, 597 envolvidos em acidentes são homens e 217 mulheres. O educador de trânsito Luciano Mansilha também contou que 90% dos acidentes em Sant’Ana do Livramento são causados pela falta de comportamento dos motoristas e os outros 10% por problemas nos veículos ou por falta de sinalização.
“As pessoas têm conhecimento das regras e das leis. Os acidentes são causados por falta de comportamento e responsabilidade”, destacou Mansilha.
Um estudo que já foi aprovado no Conselho Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (COMUT), prevê que a rua 13 de maio seja de mão única. A medida tem por objetivo conter os números alarmantes e crescentes dos dados estatísticos, para assim, oferecer uma maior segurança a pedestres e motoristas. O processo está cumprindo seu trâmite legal, para futuramente ser executado.