Neste domingo (13), é comemorado o Dia do Turista. A data é usada para homenagear as pessoas que gostam de viajar para conhecer diferentes lugares, seja no Brasil ou ao redor do mundo. Nessa semana importante para relembrar temas importantes sobre as pessoas que movem a indústria sem chaminé, Sant’Ana do Livramento trabalha para fortalecer o seu nome no mapa de destinos nacionais.
Com a retomada gradual dos serviços, o município está dentro com várias opções de turismo. Em alguns dias, o Parque Thermal Amsterland estará dentro de uma das maiores agências de turismo do país, a CVC.

“Isso demonstra o que está sendo a tendência. Operadoras grandes enxergando os potenciais turísticos, de maneira segura e rápida”, explica o CEO do Amsterland, João Gabriel Hillal.
Segundo ele, a expectativa é que o turismo de lazer volte antes e de maneira breve. “A grande tendência é que o turismo de lazer retome antes mesmo do turismo de negócios, pois os negócios são possíveis de se fazer através da internet, antes, para fazer isso, era necessário fazer um deslocamento. Já para o turismo de lazer será bom, com a alta do euro e do dólar e pela questão da segurança da pandemia, o consumidor do turismo vai analisar e escolher viagem doméstica, vai ser a onda dos próximos dois anos”, explicou João.
“Nós vamos atingir muito a região serrana e norte do Rio Grande do Sul, que pode fazer a viagem para a nossa fronteira de carro, ônibus ou avião e nós vamos estar na frente neste turismo de lazer”, acrescentou.
ECONOMIA GIRANDO
A retomada dos trabalhos de turismo em Livramento e Rivera representa muito mais do que apenas a vinda de turistas para as duas cidades. “O turismo move várias cadeias intangíveis e invisíveis. Um representante comercial, um executivo usando um hotel vai consumir vários mercadinhos, posto de combustíveis, etc. Vamos pegar um exemplo básico: fecharam os free shops. A movimentação dos bairros de Rivera foi bem complicada. A escassez de dinheiro foi enorme”, pontua João.