As ações asiáticas encerraram majoritariamente em alta pela primeira vez na semana, enquanto os futuros em Wall Street repetem o padrão dos últimos dias, operando muito próximos da estabilidade, uma vez que novas negociações entre os EUA e a China ajudaram no ânimo dos investidores e o fortalecimento do yuan offshore.
As ações chinesas avançaram, enquanto as do Japão e Hong Kong permaneceram estáveis. O S&P 500 novamente flertou com um novo recorde antes de devolver seus ganhos na sessão de ontem, continuando um padrão de negociação dentro de uma faixa também evidente em nível global.
O yuan offshore subiu depois que os ministros do Comércio da China e dos Estados Unidos concordaram em impulsionar os laços de comércio e investimento em sua primeira convocação desde o início do governo do presidente Joe Biden. Separadamente, Biden revogou as proibições da era Trump no TikTok e no WeChat. Ele ordenou uma revisão dos aplicativos de software de adversários estrangeiros e uma ação contra aqueles que representam um risco de segurança.
O rendimento do Tesouro de 10 anos caiu abaixo de 1,5%, sinalizando suporte para a visão de que a recuperação da pandemia gerará apenas um surto transitório de inflação elevada.
Os investidores estão esperando para ver se os dados da inflação dos EUA mudarão as percepções de quando o Federal Reserve poderá iniciar as negociações sobre a redução das compras de ativos. Por enquanto, as ações globais estão oscilando em torno de um recorde histórico.
O rali das commodities, uma das principais preocupações em relação a inflação, agora vive dias de estagnação. O petróleo caiu em meio a um aumento nos estoques de combustível dos EUA.
A decisão política do Banco Central Europeu e uma reunião da cúpula do G7 também estão no radar. A cúpula deve prometer a entrega de pelo menos 1 bilhão de doses extras de vacina no próximo ano para ajudar a cobrir 80% da população adulta do mundo.
Por aqui, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, autorizou o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), a não comparecer na CPI da Covid no Senado Federal. Caso decida prestar depoimento, ele poderá ficar em silêncio diante das perguntas que não quiser responder.
Em sua decisão, a ministra lembrou que, por ser alvo de investigações que apuram o desvio de verbas públicas na pandemia, o governador amazonense deve ter o direito de não produzir provas contra si.
Enquanto isso, o atual cenário da pandemia no Brasil é de “alto risco”, segundo o novo Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado nesta quarta-feira, 9. A estabilização do número de novos casos em patamares muito altos indica uma elevada taxa de transmissão do Sars-CoV2.
Além disso, pelo menos vinte Estados e o Distrito Federal, bem como 17 capitais, apresentam taxas de ocupação iguais ou superiores a 80%. Essa combinação, dizem os especialistas, “demanda atenção e prudência” nos próximos dias.
Na última semana epidemiológica (de 30 de maio a 5 de junho) foi mantida a tendência de estabilização dos indicadores de incidência e mortalidade no Brasil. Foram registrados cerca de 62 mil novos casos e 1,6 mil mortes diárias por covid-19, “o que configura um alto patamar de risco para a pandemia”. Apesar de haver uma ligeira queda no número de óbitos (-1,5%), a transmissão do vírus permanece em patamares muito altos.