Encerrou no último sábado (5) a 33º Fenovinos Edição da Feira Nacional de Ovinos (Fenovinos) que neste ano foi realizada na cidade Lavras do Sul, de 2 a 5 de junho, no Parque de Exposições do Sindicato Rural. O evento que ocorre de forma itinerante é promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), com apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) .
Durante o encerramento da feira aconteceu uma assembleia geral promovida pela ARCO para escolha da próxima sede e Sant’Ana do Livramento venceu a disputa com a cidade de Alegrete e irá sediar o evento em 2022. A FENOVINOS é a maior exposição de ovinos do país e possibilita que o município sede receba criadores e turistas de todo o Brasil fomentando os negócios e gerando recursos para economia local.
O vice-presidente da Associação e Sindicato Rural de Livramento e presidente da Associação Santanense de Ovinocultores, Jair Menezes, comemorou a notícia destacando a importância de toda a mobilização que foi feita pela Rural, juntamente com prefeitura municipal e produtores para que a feira pudesse ser sediada no munícipio. – Estamos todos muito contentes com este anuncio e empolgados. Será um grande evento que vai ajudar a valorizar ainda mais o nosso setor. Inclusive o nosso presidente D’auria convocou uma reunião logo cedo nesta segunda-feira para começarmos a projetar a Fenovinos 2022 que acontecerá na Capital Brasileira da Ovinocultura – disse.
Na edição da feira desde a Fenovinos registrou um número recorde de inscrições, com 377 animais, além de contar com cabanhas de 37 municípios gaúchos, cinco do Paraná e uma de Santa Catarina. Participam animais das raças: Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France, Suffolk, Poll Dorset, Dorper, Crioula e as variedades Naturalmente Coloridas, sendo 320 exemplares a galpão e 16 trios de rústicos.