A música do Rio Grande do Sul, popularmente conhecida como música gaúcha ou nativa, passou por inúmeros processos até tornar-se como a conhecemos hoje, desde a época dos colonizadores portugueses e espanhóis, até a sonoridade vinda com os imigrantes, sobretudo alemães e italianos e seus instrumentos. Sem contar com a participação dos negros, nesta formação que trouxeram seus cânticos ancestrais dando uma importante contribuição. Justamente, é atrás desta sonoridade que um grupo de documentaristas está, incluindo dois profissionais santanenses, o cineasta e produtor de conteúdo Federico Bonani e Leonardo Gadea, produtor audiovisual, proprietário da Gadea Produções.
O documentário “Bandoneando – a busca pelos bandoneonistas negros da Campanha Gaúcha”, resgatará a história negra do bandoneon na região da Campanha do Rio Grande do Sul, tendo como ponto de partida a cena musical bandoneonista de Caçapava do Sul. O filme busca entender como estas pessoas tiveram, a partir do final do século XIX, acesso e aprenderam a tocar este instrumento de origem alemã, de difícil aquisição, além de sua conhecida dificuldade no executar. Em um formato que lembra algumas vezes o documentário “Buena Vista Social Club”, de Wim Wenders, o “Bandoneando” busca encontrar artistas interessantíssimos, muito talentosos e praticamente esquecidos. O projeto do documentário foi contemplado pelo Edital da Marcopolo, e é executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc no 14.017/20.
O diretor de fotografia do filme, Federico Bonani, explica que está sendo um projeto bastante prazeroso e que busca recuperar essa história tão importante para a nossa cultura. “É um projeto bastante interessante e nós estamos nesta busca. Inclusive, quem puder nos ajudar com informações de algum bandoneonista negro, será uma contribuição muito importante. Neste mês, nós estaremos filmando em Livramento onde temos bons contatos”, adiantou.
Com produção da GM/2 Filmes, roteiro e direção: Diego Müller; Roteiro e Pesquisa: Renato Machado; Direção de Produção: Fernanda Etzberger; Direção de Fotografia: Federico Bonani; Montagem de Fabrício Cantanhede; Som-direto: Gabriela Bervian; Assistência de Produção e Ass. Montagem: Maria Rita Dias; Assistência de Direção: Leonardo Gadea.